O jornal francês Le Figaro descobriu um desdobramento incrível da Primeira Guerra Mundial, revelando que autoridades francesas construíram uma réplica em tamanho real de Paris ao norte da cidade, para enganar aviões bombardeiros alemães.

De acordo com o Figaro, esta Paris de mentira tinha ruas com iluminação elétrica, além de prédios falsos, uma recriação da famosa estação de trem Gare du Nord e vários símbolos da cidade, como o Arco do Triunfo, o Champs-Elysées e até mesmo parte de áreas industriais mais distantes para completar a ilusão urbana.

A Paris II tinha iluminação colorida para dar a impressão de fábricas funcionando, trens e trilhos falsos, e ficava a 25km do centro da cidade, em uma parte do rio Sena com quase a mesma aparência da Paris de verdade.

Mas esta cidade falsa nunca foi atacada: a guerra já estava chegando ao fim quando a ideia surgiu em 1918. Os bombardeios da Alemanha cessaram, e esta cidade alternativa foi desmontada. A história completa está traduzida no link a seguir: [Le Figaro via The Telegraph via Gizmodo UK]