Frango cru na geladeira: quanto tempo demora para as bactérias atacarem?

Por quanto tempo o alimento pode ser armazenado? Pode lavar o frango antes de cozinhar? Saiba como evitar uma intoxicação alimentar
fotografia de frango cru
Imagem: JK Sloan/Reprodução/Unsplash

O frango faz parte da programação cotidiana da cozinha de muita gente. Mas você sabe como se proteger de uma possível contaminação bacteriana associada ao armazenamento, preparo e consumo deste alimento

O Giz Brasil separou algumas dicas para te ajudar. Vamos, primeiro, à pergunta que te trouxe até aqui: por quanto tempo o frango pode ficar na geladeira sem apresentar riscos à saúde de quem vai comê-lo?

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que o frango cru pode ser mantido na geladeira por aproximadamente 1 a 2 dias – recomendação que também se aplica ao peru e outras aves. Pedaços de frango cru podem ficar no freezer por até 9 meses; um frango cru inteiro pode ficar congelado por até 1 ano.

O frango cozido, por outro lado, só dura de 3 a 4 dias na geladeira – e pode ser armazenado no freezer por 2 a 6 meses. Ele deve ser armazenado em um recipiente hermético, e o frango cru deve ficar em um recipiente à prova de vazamentos para evitar a possível contaminação de outros alimentos.

Dica extra: nunca lave o frango antes de cozinhar. Essa prática aumenta o risco de espalhar bactérias que estejam no alimento através dos respingos de água. Os microrganismos podem ficar nas mãos de quem manuseia o frango, em superfícies próximas, roupas e utensílios de cozinha, aumentando o risco de intoxicação alimentar.

Bactérias, ao ataque

As bactérias podem viver em temperaturas mais quentes e mais frias do que os humanos – e cada espécie, claro, tem suas peculiaridades. Algumas se dão bem com o frio extremo, outras podem sobrevivem em um ambiente super ácido ou salgado. Mas a maioria das bactérias que causam doenças em humanos se proliferam mais rapidamente entre os 5°C e 60°C.

O congelamento mantém os alimentos seguros porque diminui o movimento das moléculas e faz com que as bactérias entrem em um estágio inativo. Já levar o alimento ao fogo antes de consumi-lo normalmente elimina possíveis bactérias – por isso a diferença entre o prazo de validade da ave crua e cozida na geladeira ou no freezer.

Como identificar um frango estragado?

Não é só a data de validade: o frango que não está adequado para consumo pode apresentar sinais de deterioração como alterações no cheiro, na textura e na cor. Se ele estiver com cheiro ácido, textura viscosa ou começando a ficar com uma cor verde-acinzentada, não arrisque: é direto para o lixo.

Tudo isso indica que o frango pode estar contaminado com bactérias como as dos gêneros Campylobacter e Salmonella. Ou seja: representa um alto risco de causar intoxicação alimentar via infecção bacteriana.

Os sintomas da doença, que aparecem algumas horas após o consumo do alimento estragado, incluem febre alta, calafrios, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e cólicas. Casos mais graves incluem desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas