Desde o 3GS, o iPhone não utiliza plástico em seu acabamento. Isso foi em 2009. Mas com o iPhone 5c, ele volta à Apple – e em diversas cores. A empresa conseguiu dominar a fabricação do material? Como ele se compara a outros smartphones de plástico? E, mais importante, por que alguém iria querer um smartphone de plástico que traz os mesmos componentes internos de um de metal lançado no ano passado?

Como certas características – tela, especificações – são as mesmas do iPhone 5, nos concentraremos no que realmente há de novo no iPhone 5C, como o corpinho colorido e a bateria que dura mais. Vamos a eles.

Hardware e design

Pocket-Lint

Não há muitas atualizações em pontos-chave de hardware, o que significa que o iPhone 5c é um iPhone 5 em nova embalagem. Ele traz a mesma tela Retina de 4 polegadas, com resolução de 1136×640 e 326 PPI. Você recebe o mesmo processador Apple A6 e a mesma câmera de 8 megapixels, que grava vídeo em 1080p.

Engadget

O iPhone 5c é lindo — diríamos até que é o iPhone mais bonito desde o 4/4S. Ele torna o visual do iPhone 5 e 5s muito sério instantaneamente. Claro, preferimos materiais como alumínio e vidro, e reconhecemos o trabalho delicado embutido na construção do iPhone 5 e 5s, mas ainda assim… isso traz um sopro de ar fresco para a linha de iPhones e terá um apelo de nível emocional junto aos consumidores.

WSJ

Ele é ligeiramente mais grosso e pesado que o iPhone 5. E embora o 5c não tenha o visual refinado do iPhone 5 ou do novo 5s, ele tampouco é um smartphone de plástico barato. Já testei muitos smartphones de plástico no passado, incluindo o Galaxy S4 da Samsung e o novo Moto X, da Motorola, e este aparelho parece mais sólido na mão.

AnandTech

Internamente, a Apple tem bastante orgulho da estrutura reforçada de metal que dá ao iPhone 5c sua rigidez. Na prática, o 5c não tem qualquer ponto flexível que se faça notar em sua carcaça. É uma vitória fácil para a Apple porque o 5c não tem que ser um dispositovo de ponta, e assim não precisa ser o mais fino possível. A Apple pode deixar essa missão para o 5s, dando espaço para que o 5c seja mais grosso e, assim, pareça mais sólido… nem todo dispositivo de plástico/policarbonato passa a sensação de ser barato (vide Nokia e HTC), e o iPhone 5c definitivamente não passa. É uma pegada diferente que a dos designs foscos e suavizados que eu já vi, e é definitivamente mais escorregadio.

The Loop

Não há absolutamente nenhum ponto flexível neste smartphone. Ele não dobra ou se curva em qualquer parte, o que é algo que você espera, claro. Ele parece tão sólido quanto o 5s.

O iPhone 5c na realidade não se parece com plástico. É estranho quando você o segura pela primeira vez, mas ele quase passa uma sensação de cerâmica ou material similar que é brilhante e rígido. O processo de fabricação da Apple usado para criar este smartphone e o reforço de metal usado dentro do case de plástico certamente tornam o aparelho resistente.

iphone 5c cases

As capinhas

Pocket-lint

Para dar ainda mais cor, a Apple criou seu próprio case de silicone, com toque suave, para o iPhone 5C. É o mesmo material utilizado na Smart Cover do iPad, e aqui há uma variedade de cores, incluindo vermelho, branco, amarelo, azul, verde e preto.

Os cases são revestidos com microfibra para proteger o seu celular, e a parte traseira possui 35 orifícios circulares para exibir as cores do seu iPhone e, presumivelmente, para deixar o case um pouco mais leve.

A Apple diz que foi meticulosa no design do case, mas não estamos convencidos. Ao colocar o case, ainda é possível ver parte do texto “iPhone” na parte de trás, deixando ver as letras “hon” através dos buracos. Como isso aconteceu? Parece forçado e estranho.

CNET

Os cases da Apple são confortáveis​​, mas estranhamente concebidos: os buracos abertos expõem um pouco da certificação da FCC e informações do modelo na parte de trás do iPhone. Esse texto estraga um pouco o efeito ultra-limpo do aparelho. Por que não colocar os furos mais para cima, ou colocar o texto em outro lugar? É detalhista, mas o design da Apple geralmente se orgulha disso.

iphone 5c colors

Bateria

TechCrunch

Eis algo que você ficarão contentes em ouvir: nos meus testes, o iPhone 5c teve uma autonomia maior que a do iPhone 5 em uso geral. Na média, consegui um dia e meio em standby, com algo entre 6 e 15 horas de uso real dependendo das minhas atividades (mais streaming de vídeo em alta definição no fim).

No hardware do meu iPhone 5 novo, eu conseguia menos que isso em condições similares. A Apple está anunciando ganhos tímidos de desempenho da bateria com o iPhone 5c em relação ao iPhone 5, mas em termos de experiência real o 5c definitivamente parece um passo adiante. Além disso, as melhoras no gerenciamento de energia em standby do iOS 7 parece cortar o consumo de energia quando o aparelho está ocioso.

SlashGear

Na prática, tivemos um desempenho [da bateria] melhor do que com o iPhone 5. Com uso normal — notificações push do email ativadas, um pouco de música e vídeos, uso da câmera, quase uma hora de navegação GPS e navegação web via LTE e Wi-Fi –, ainda chegamos ao fim do dia com bateria sobrando. O iPhone 5c não possui o coprocessador M7 (que economiza bateria) presente no iPhone 5s, mas seja pelas otimizações do iOS 7, os novos módulos 4G, o que deve ser uma bateria levemente maior, ou a combinação desses três fatores, estamos agora muito mais confiantes em passar o dia longe de um cabo Lightning.

iphone 5c azul

Conclusão

Engadget

É fácil ser cínico e ver este aparelho apenas como um iPhone 5 em um corpo colorido de plástico, mas este não é o caso… Com o 5c, a Apple atinge um nível sem precedentes de sinergia entre hardware e software. Como muitos dos outros produtos da empresa, você tem que experimentar o 5c em pessoa para realmente apreciá-lo.

Há apenas algumas coisas que nós mudaríamos. Estamos satisfeitos com o iPhone 5c em termos de desempenho e vida útil da bateria, mas queremos uma câmera melhor e uma tela maior. O iPhone 5s aborda o primeiro item, mas digitar em qualquer iPhone parece mais apertado quando se está acostumado a telas de 4,3 polegadas (ou maiores). Quem sabe da próxima vez?

CNET

Incidetalmente, tentei convencer minha mãe a pegar o iPhone 5c, até reparar que ela atualiza com tão pouca frequência, e usa seu smartphone basicamente como uma câmera para tirar fotos dos seus netos, que o iPhone 5s provavelmente vale o investimento extra de US$ 100. Este talvez seja um bom argumento para a maioria. Mas, mais do que antes, o novo iPhone mais em conta da Apple é um belo destino para novatos. Ele parece mesmo como uma fundação para o iPhone popular. O 5s é o modelo ‘pro’ com tecnologias que ainda precisam ser compreendidas; o 5c tem menos com o que se preocupar.