O iPhone 5S se parece com o antecessor iPhone 5, porém traz avanços nas especificações, melhora uma câmera que já era muito boa, e adiciona um leitor de impressões digitais – que pode ser visto como algo transformador ou como um truque para chamar a atenção. Vejamos como se saem as principais novidades do novo smartphone high-end da Apple.

Como certas características – tela, construção e design – são as mesmas do iPhone 5, nos concentraremos no que realmente há de novo no iPhone 5S: desempenho, câmera e leitor de digitais. Vamos a eles.

Desempenho

Anandtech

O sistema-em-um-chip A7 é seriamente impressionante. A Apple diz que ele é um SoC comparável a desktops, mas eu prefiro me referir a ele como algo capaz de competir com o melhor que a Intel tem para oferecer neste mercado. Em muitos casos, os dois núcleos do A7 eram competitivos com o recém-anunciado Bay Trail da Intel.

Ao navegar na Web eu notei mais o desempenho do A7: desde que eu estivesse em uma boa conexão, as páginas simplesmente apareciam na tela após resolver o DNS. O desempenho do chip gráfico no A7 também é insanamente bom – mais do que suficiente para qualquer coisa que você poderia usar no iPhone 5s hoje, e rápido o suficiente para ajudar a manter a velocidade deste dispositivo por mais algum tempo.

CNET

O iPhone 5S é mais rápido que outros smartphones, como o Samsung Galaxy S4 e HTC One? Com base em cada benchmark que rodamos no 5S, a resposta é sim. Quanto? Isso depende do teste. O Linpack sugere que o iPhone 5S é muito mais rápido – e cerca de duas vezes mais rápido que o iPhone 5C. O Geekbench 3, que recentemente atualizou seu aplicativo para permitir testes de 64 bits, sugere um ganho de quase 3x em relação ao processador A6 do iPhone 5C.

O potencial de computação 64-bit do iPhone 5S e seu chip A7 é, no momento, em grande parte teórico. Isto poderia abrir caminho para experiências mais semelhantes a de um computador em nossos smartphones, ou até mesmo uma futura fusão entre Mac OS X e iOS.

Pocket-lint

… no momento não há apps de terceiros habilitados para 64 bits… No dia-a-dia, não notamos nenhuma melhoria de velocidade real ao usar uma variedade de apps e jogos com recursos pesados… Hoje, o celular é tão rápido como sempre foi, com zero lag e zero problemas de desempenho. Nunca vimos algo levar muito tempo para carregar. Mas se você é um usuário do iPhone 5 esperando que o 5S traga o dobro da velocidade, você descobrirá que este não é o caso.

T3

… o novo coprocessador M7 assume as funções de medidas de movimento – bússola, acelerômetro e giroscópio – tirando um peso do novo processador A7.

A Apple afirma que isto irá proporcionar uma economia de energia de até 6x para apps (atualizados para iOS 7) que gravam movimento – Nike+, Strava, Moves etc. Mas este chip dedicado também sabe em qual estado de movimento você está, e isto faz o iPhone 5S responder de acordo.

Para testar isso, usamos o Apple Mapas para traçar uma rota de A para B onde era necessário dirigir e caminhar. Ao chegar em nosso destino, sair do carro e andar, a navegação passou de “carro” para “a pé”, levando-nos por ruas de mão única que não poderíamos entrar usando o carro.

iphone 5s camera flash

Câmera

Engadget

Primeiro, vejamos como é o desempenho da câmera em pouca luz. As fotos que tirei com o 5S foram consistentemente melhores do que no iPhone 5: eram mais nítidas, com detalhes mais refinados, cores mais naturais e muito menos ruído. Como você poderia esperar, nossas fotos à luz do dia ficaram praticamente em pé de igualdade, embora algumas vezes o 5S ganhasse por uma pequena margem, oferecendo um pouco mais de detalhe.

A câmera do iPhone 5S está no mesmo nível de outros smartphones high-end que têm ênfase maior na câmera. Mesmo assim, nossas amostras de fotos mostram mais ruído e menos detalhes do que as mesmas tiradas com o Nokia Lumia 1020. O 5S também faz um bom trabalho de reproduzir cores, porém não é o melhor nesta categoria. Mas não se engane: o iPhone tem sido – e continua sendo – ótimo como uma simples câmera para sacar e usar. Pode não ser a melhor de todas, porém a grande maioria dos usuários ficará satisfeita com os resultados.

AllThingsD

A nova câmera ainda tem 8 megapixels, mas possui um sensor maior e traz pixels maiores, que podem capturar mais luz e informação de cor. Ela tem uma lente que permite a entrada de mais luz, e um flash que permite tons mais quentes com pouca luz. Todas as minhas fotos ficaram ligeiramente mais nítidas do que no iPhone 5, e fotos com pouca luz ficaram muito menos lavadas pelo flash. O app da câmera foi melhorado, com um novo modo contínuo que tira muitas fotos rapidamente e, em seguida, escolhe as melhores; e um recurso de slow-motion que permite escolher partes de um vídeo e deixá-las mais lentas. Tudo funcionou perfeitamente.

USA Today

Algo não visto em outros dispositivos é o sistema de flash True Tone no 5S. Ele é baseado em dois flashes que trabalham em conjunto para determinar automaticamente a intensidade e a melhor combinação de flash. Eu obtive resultados em geral ótimos ao tirar fotos com flash, porém eu notei que às vezes demorava um segundo extra antes de a câmera realmente tirar uma foto.

safira iphone

Leitor de digitais

New York Times

A característica mais fortemente promovida é o sensor de impressão digital do 5S, que engenhosamente está embutido no botão Home. Você aperta o botão para ativar o celular, mantém o dedo por meio segundo, e boom: você destravou o celular que ninguém mais pode desbloquear, pelo menos não sem a necessidade de digitar senha.

A melhor parte é que ele realmente funciona – todas as vezes, em meus testes. Não é nada como os leitores de impressão digital irritantes e difíceis de usar de smartphones anteriores. É realmente incrível.

AllThingsD

Em minhas dezenas de testes, usando três dedos diferentes, o leitor nunca me falhou. Nenhuma das 20 ou mais pessoas que eu pedi para testá-lo foi capaz de desbloquear o celular. Se o processo falha três vezes, o celular oferece a opção de digitar seu código de acesso. Após cinco falhas, ele exige o código de acesso. A Apple diz que as chances do dedo de outra pessoa funcionar é de 1 em 50.000, contra 1 em 10.000 de descobrir uma senha de quatro dígitos.

Há um bug no sistema: às vezes, ao tentar usar o dedo para autenticar uma compra on-line, o celular pede uma senha. A Apple diz que espera corrigir rapidamente esse bug.

TechCrunch

Uma vez cadastrada [a digital], basta segurar o dedo no iPhone, e ele deve desbloquear rapidamente. É quase tão rápido quanto o “deslize para desbloquear” sem uma senha, e muito mais rápido do que inserir até mesmo um simples código de quatro dígitos. Como a Apple gosta de dizer, “ele simplesmente funciona”, reconhecendo suas impressões digitais registradas, independentemente de como você coloca seu dedo no sensor, na maior parte. Eu me deparei raramente com algumas mensagens “Tente novamente”, mas a frequência diminuiu ao longo do meu tempo com o celular, até que elas se tornaram inexistentes. Segundo a Apple, é porque o sensor melhora a taxa de sucesso à medida que aprende mais sobre sua impressão digital ao longo do tempo.

iphone 5s space grey

Conclusão

SlashGear

A Apple é notória por descrever seus produtos como “mágicos”. A magia do iPhone 5s está em como é possível usar suas melhorias. A câmera atualizada é rápida e capaz, com o flash True Tone provando não ser um mero truque, enquanto o sistema de Touch ID parece ser como o primeiro sistema de biometria que realmente tem uma chance de sucesso para consumidores em geral.

Pocket-Lint

Quanto mais brincamos com ele, quanto mais o usamos, ficava mais claro que a Apple fez grandes melhorias aqui, mesmo que ainda não seja possível ver sua plena realização… Mas ainda temos uma lista de desejos: gostaríamos de uma tela maior e de maior resolução, ainda não há NFC (embora acreditemos que os iBeacons acabem com a necessidade disso) e o software, apesar da aparência mais limpa, não distancia muito o 5S do iPhone 5 (na verdade, coloque o iOS 7 nele e você terá uma experiência similar).

Engadget

O iPhone 5S é um ótimo esforço da Apple, mas o seu verdadeiro valor ainda está para ser determinado. Se os desenvolvedores criarem formas inteligentes de aproveitar o coprocessador M7 e o suporte a 64 bits no iOS 7, o 5s vai brilhar. Se não, muitas pessoas talvez queiram esperar mais um ano.