_Ciência

Frio? Cidade na Bahia registra 37ºC, quase trinta a mais que em São Paulo

Conheça Cansanção, cidade no interior da Bahia que segue registrando altas temperaturas em meio à onda de frio pelo Brasil

Cansanção

Cansanção-BA - Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Televisão, portais de notícias e redes sociais não falam de outra coisa: a intensa onda de frio pela qual o Brasil está passando. Mas será que todos os brasileiros estão, agora, debaixo das cobertas? 

Nem perto disso. O Norte e o Nordeste não sofreram queda de temperaturas. Na verdade, a combinação da massa de ar polar com o ciclone Yakecan levarão a essas regiões apenas chuvas intensas – as quais devem ser monitoradas até o início da próxima semana. 

Uma cidadezinha chamada Cansanção, localizada a 347 km de distância de Salvador, na Bahia, chegou a registrar 37 ºC na tarde de quinta-feira (19). O registro foi feito às 13h11 (horário de Brasília). No mesmo horário, a cidade de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, marcava 6 ºC.

Imagem: Climatempo/Reprodução

Na mesma data, os termômetros da cidade de São Paulo chegaram a marcar uma temperatura média de 9 ºC. Isso é 28 ºC mais frio que Cansanção, na Bahia. Os cariocas também tiveram que tirar os cobertores do armário, já que a cidade do Rio de Janeiro registrou mínima de 11 ºC.

A “calorenta” Cansanção

Cansanção é um município com pouco mais de 34 mil habitantes. O nome Cansanção vem da grande quantidade de espécies vegetais homônimas que existem na região. No início, o local era apenas uma pequena fazenda dentro do município de Monte Santo, mas atraiu moradores devido a fertilidade do solo. 

O clima por lá é semiárido, o que significa que o local enfrenta temperaturas elevadas, baixa amplitude térmica anual e longos períodos de seca. 

No final de 2021, o governo federal chegou a declarar emergência na cidade devido à estiagem prolongada. Agora, a chuva chegou e deve se manter por uns bons dias, de acordo com previsões do Climatempo

 

Sair da versão mobile