Fugindo da lentidão: por que restaurar seu computador regularmente
Acontece sempre: após meses usando o mesmo computador, você passa a acumular arquivos que vão o tornando mais lento e mais suscetível a travamentos e problemas de desempenho. Felizmente esses problemas podem ser facilmente corrigidos com uma redefinição para os padrões de fábrica.
Com a restauração dos padrões de fábrica, o dispositivo retorna às configurações iniciais e elimina arquivos desnecessários que possam estar sobrecarregando o sistema operacional.
Felizmente, nas versões mais modernas, os sistemas Windows e MacOS oferecem métodos simples para redefinição de sistema. Seguindo essas instruções, disponíveis para consulta nos sites de suporte de Microsoft e Apple, é possível restaurar o computador.
Como fazer
Para restaurar o Windows basta ir em “Configurações” e selecionar a opção “Alterar configurações do computador”. Depois disso, é preciso tocar em “Atualização e recuperação”, “Recuperação” e então seguir as instruções para restaurar o sistema. É importante lembrar que, caso o usuário opte por remover todos os arquivos, é importante salvar os arquivos importantes para não perdê-los.
Para realizar o redefinição no Mac, é preciso pressionar “Command“, “R” e o botão power simultaneamente. Depois disso é necessário escolher o idioma, selecionar “Utilitário de Disco” e depois selecionar o disco de inicialização. Depois disso, é só definir um nome para o disco, selecionar MacOS Extended (Journaled) no menu e depois clicar em apagar. Após isso, é só aguardar o processo e seguir as instruções exibidas na tela.