Tecnologia

Galaxy A05 x A05s: o que muda entre os celulares baratinhos da Samsung

Voltados para usuários menos exigentes, os Galaxy A05 e A05s prometem desempenho confiável para tarefas do dia a dia e bom custo-benefício
Imagem: Murilo Tunholi/Giz Brasil

O Galaxy A05 e A05s são os celulares mais recentes e básicos da linha Galaxy A, da Samsung. Ambos os aparelhos são indicados para usuários menos exigentes, que precisam de um smartphone confiável para tarefas do dia a dia, como acessar redes sociais, navegar na web, trocar mensagens e utilizar aplicativos de transporte, por exemplo.

Apesar dos dois dispositivos terem o mesmo público-alvo, eles contam com diferenças importantes tanto na construção do aparelho quanto na ficha técnica. Nas linhas a seguir, o Giz Brasil traz um comparativo entre o Galaxy A05 e A05s para ajudar você a escolher o modelo ideal.

Para começar, vale falar do lançamento de cada aparelho. O Galaxy A05 foi apresentado pela Samsung em 9 de janeiro de 2024 como o aparelho mais econômico do ano. Mesmo com ficha técnica mais simples, a fabricante promete que o aparelho tem bom desempenho devido ao processador atualizado.

Galaxy A05s

Imagem: Samsung/Divulgação

o Galaxy A05s chegou duas semanas depois, em 24 de janeiro do mesmo ano. Com especificação técnica mais potente, o celular tem desempenho um pouco melhor e características que costumam agradar usuários brasileiros, como câmera tripla, maior capacidade de armazenamento interno e mais memória RAM para jogos.

Em entrevista ao Giz Brasil, Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de Mobile Experience da Samsung Brasil, explicou qual público a empresa quer atingir com o Galaxy A05s:

“A gente busca um usuário que está querendo um pouco mais de desempenho em relação ao Galaxy A05. Para isso, nós trazemos uma câmera a mais, resolução melhor da tela e um pouco mais de especificação em memória RAM. Também buscamos o gamer que, apesar de não ter o desejo de rodar os super jogos dos flagships, quer jogar com todos os detalhes.

Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de Mobile Experience da Samsung Brasil.

Galaxy A05 x A05s | diferenças em construção

As diferenças externas entre os celulares são as mais visíveis. Na parte de trás, o Galaxy A05 traz um conjunto fotográfico com duas câmeras — uma principal de 50 MP e uma lente de profundidade de 2 MP. O Galaxy A05s, porém, tem uma câmera adicional, com sensor macro de 2 MP.

A tela dos dois dispositivos tem 6,7 polegadas, mas as resoluções são diferentes. Enquanto o Galaxy A05s é Full HD+ com taxa de atualização de 90 Hz, o Galaxy A05 traz painel somente HD+, com taxa padrão de 60 Hz.

As dimensões de ambos os celulares são quase idênticas. O Galaxy A05s tem meio centímetro a menos de altura e largura, e um grama a menos no peso. Fora isso, a espessura é a mesma: 8,8 milímetros.

Galaxy A05 x A05s | diferenças em especificações técnicas

Internamente, as diferenças são bem maiores, a começar pela memória RAM. No modelo mais barato, é possível encontrar variantes com até 4 GB. No caso da versão mais recente, existem opções com até 6 GB.

Segundo Citrini, a quantidade maior de RAM no Galaxy A05s ajuda, em especial, na hora de jogar. “Com os 6 GB de RAM, dá para ter uma experiência melhor em um jogo que pode mais exigentes. Ou o título consegue mostrar gráficos um pouco mais trabalhados, porque tem mais memória disponível”, comentou o executivo.

Outro ponto que ajuda no desempenho do Galaxy A05s é o processador Snapdragon 680. O chipset garante taxas maiores de quadros por segundo em jogos como “PUBG Mobile”, “Call of Duty: Mobile”, “Shadowgun Legends” e “Mobile Legends: Bang Bang”, em comparação com o Helio G85, do Galaxy A05.

Em armazenamento, ambos os celulares oferecem 128 GB, que podem ser expandidos com cartão microSD. Aliás, 6 GB dessa memória pode ser utilizada como RAM virtual, que melhora o desempenho do dispositivo.

No Brasil, não há versões dos Galaxy A05 e A05s com menos armazenamento. Citrini contou que a Samsung fez essa escolha para atender em especial os usuários brasileiros que, segundo pesquisas internas da empresa, exigem mais memória em relação a outros mercados.

“O usuário brasileiro é mais exigente em relação à memória do que um usuário dos Estados Unidos. Então, a gente busca trazer isso nos modelos do Brasil. Nosso mercado é bem parecido em alguns aspectos com o mercado da Índia, por exemplo, com muitas trocas de informações, vídeos e fotos por aplicativos como o WhatsApp. O que fazemos é trazer um pouco de tempero para o Brasil, por meio de algumas especificações que colocamos para atender o público nacional”.

Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de Mobile Experience da Samsung Brasil.

Por fim, na bateria, os dois aparelhos contam com 5.000 mAh de autonomia e suporte a carregamento rápido.

Galaxy A05 x A05s | ficha técnica e preço

As diferenças entre o Galaxy A05 e A05s afetam diretamente o preço de cada modelo. Como é de se esperar, o Galaxy A05s é um pouco mais caro, mas ainda fica na faixa de produtos de entrada.

Na tabela abaixo, você confere as fichas técnicas completas dos celulares, assim como o preço sugerido para cada um deles:

Componente Galaxy A05 Galaxy A05s
Processador MediaTek Helio G85 Qualcomm Snapdragon 680
Memória RAM 4 GB 6 GB
Armazenamento 128 GB 128 GB
Tamanho de tela 6,7 polegadas PLS LCD 6,7 polegadas PLS LCD (90 Hz)
Resolução da tela HD+ Full HD+
Câmeras – Principal: 50 MP
– Profundidade: 2 MP
– Frontal: 8 MP
– Principal: 50 MP
– Profundidade: 2 MP
– Macro: 2 MP
– Frontal: 13 MP
Bateria 5.000 mAh 5.000 mAh
Carregamento 25 watts 25 watts
Rede de dados 4G 4G
Sistema operacional Android 13 (One UI 5.1) Android 13 (One UI 5.1)
Cores Verde, preto e prata Violeta, preto e prata
Preço R$ 799 R$ 999
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas