Galaxy A55 x Galaxy M55: qual smartphone intermediário é melhor
Em abril deste ano a Samsung anunciou a chegada dos smartphones Galaxy A55 e Galaxy M55 no mercado brasileiro, dois intermediários em faixas de preços bastante semelhantes, mas com algumas diferenças fundamentais que podem ser decisivas na hora da compra.
Construção
O Galaxy A55 tem como proposta principal trazer elementos que remetem às linhas mais premium da marca para o segmento intermediário. Por este motivo, neste ano o dispositivo veio com bordas metálicas e traseira de vidro, o que lhe confere um visual bastante elegante e surpreendente para um produto de sua faixa de preço.
O M55, por sua vez, tem historicamente um acabamento mais simples, o que é característica de celulares mais acessíveis, mas na atual geração esta diferença está ainda mais escancarada. O aparelho apresenta uma construção bem mais modesta, com traseira inteiramente de plástico.
Tela
Neste aspecto tela os aparelhos são muito parecidos, com o Galaxy A55 apresentando um display de 6,6 polegadas e o Galaxy M55 de 6,7 polegadas. Ambos os painéis possuem tecnologia Super AMOLED, resolução Full HD+ e taxa de atualização variável de até 120 Hz.
Os dois aparelhos ostentam brilho de 1.000 nits e contam com o Vision Booster, recurso exclusivo da gigante sul-coreana que melhora a visibilidade da tela em ambientes externos. Por não terem diferenças, os displays de ambos os modelos proporcionam experiências bastante parecidas.
Desempenho
O Galaxy A55 chegou de fábrica com o processador Exynos 1480, enquanto o Galaxy M55 apresenta o Snapdragon 7 Gen 1. Ambos os chips são equivalentes e contam com oito núcleos, mas, na prática, o desenvolvido pela sul-coreana entrega maior desempenho.
Especialistas estimam que o componente fabricado pela Samsung pode ter aproximadamente 30% mais performance em um embate direto com o chip da Qualcomm. Isso dá uma vantagem ao aparelho da linha “A”, que pode ter melhor rendimento em tarefas mais exigentes.
Câmeras
Ambos os smartphones contam com um ótimo sensor principal de 50 MP, mas os demais são um pouco diferentes. Enquanto o A55 conta com sensores ultrawide de 12 MP e macro de 5 MP, o M55 apresenta lentes um pouco inferiores, sendo uma ultrawide de 8 MP e uma macro de 2 MP.
O Galaxy M55 vai levar a melhor mesmo na câmera frontal, uma vez que ostenta um excelente sensor de 50 MP, algo que não é comum mesmo em faixas de preço mais altas. Embora o Galaxy A55 também tenha um bom sensor de selfie, 32 MP, ele acaba perdendo para o rival.
Review Samsung Galaxy A55: intermediário, mas com visual top de linha
Review: Samsung Galaxy M55 é promissor, mas limitado
Bateria
Neste aspecto, novamente os aparelhos empatam, ambos contam com baterias de 5.000 mAh. No entanto, o M55 leva vantagem por ter suporte a carregamento de 47 W. Já o A55 tem suporte apenas para carregamento de 25 W. É importante lembrar que em ambos os casos, para ter acesso às respectivas velocidades máximas de carregamento é preciso comprar um adaptador separadamente na loja oficial da Samsung.
Qual vale a pena comprar?
O Galaxy M55 está disponível apenas na versão com 256 GB no Brasil. Atualmente, é possível encontrá-lo nas principais varejistas brasileiras por preços abaixo de R$ 2 mil, mas o Galaxy A55, mesmo custando um pouco mais caro na mesma opção de armazenamento, leva vantagem em relação ao concorrente por ter melhor construção e melhor poder de desempenho.
Lembrando que ainda é possível encontrar o aparelho da linha “A” na versão com 128 GB, o que faz seu preço despencar para menos de R$ 1.900, o que pode ser ótimo para quem quer economizar um pouco na compra do próximo celular.