Galaxy Book 4 360 entrega versatilidade e cumpre bem o que promete
A Samsung lançou a sua nova geração de notebooks conversíveis, o Galaxy Book 4 360, solução da marca que tem como principal objetivo oferecer versatilidade e portabilidade no dia a dia. O Giz Brasil teve a oportunidade de testar o produto por algumas semanas e você, caro leitor, pode conferir nossas impressões a seguir.
Como já vinha fazendo nos últimos anos, a Samsung entregou mais um produto robusto, com bom desempenho e visual bastante elegante.
Quem já conhece a linha vai notar que o visual permanece praticamente o mesmo da primeira geração, o que está longe de ser um ponto negativo. O notebook tem bastante aproveitamento de tela, bordas muito finas — o que contribui bastante para o visual moderno e com jeitão “premium” — e, durante o período de testes, realmente mostrou que, com seu 1,46 Kg, é um dispositivo de fácil manuseio e transporte.
O principal diferencial do produto frente a outros dispositivos da quarta geração de notebooks da sul-coreana é a possibilidade de conversão. Girando o monitor em 360º, os usuários podem ter uma verdadeira experiência de tablet, o que é possível também graças ao display sensível ao toque, do qual falaremos um pouco mais à frente.
É possível utilizar a máquina no modo paisagem (horizontal) ou, caso seja necessário, no modo retrato (vertical) apenas mudando o posicionamento do portátil. Quem deseja maior produtividade ou mais praticidade para desenvolver tarefas criativas, como design, por exemplo, ainda pode contar com a famosa caneta S Pen da Samsung.
Construção
O dispositivo está disponível exclusivamente na cor grafite assim como os outros aparelhos da linha. Ele também é construído em metal, o que lhe confere bastante resistência contra possíveis acidentes. A tampa tem um estilo bem minimalista, completamente livre de desenhos ou padrões, contando apenas com o logo da marca no canto esquerdo.
No início do texto falamos sobre o peso do notebook, que é algo que impressiona bastante, mas a espessura também não fica muito atrás. De acordo com a sul-coreana, o Samsung Galaxy Book 4 360 tem apenas 1,37 milímetro. Ainda assim, o produto passa uma sensação de robustez e firmeza durante o manuseio. Isso é algo que não é possível sentir em aparelhos construídos materiais menos “nobres”.
Tela
Conforme a empresa já vinha fazendo nos últimos anos, a Samsung apostou novamente na tecnologia Dynamic AMOLED 2X para seus notebooks premium. O componente proporciona uma excelente experiência no consumo de conteúdos em vídeo no YouTube ou em plataformas de streaming.
Não é de hoje que a empresa vem fazendo um bom trabalho com as telas de seus aparelhos e com o Galaxy Book 4 360 não é diferente. O painel tem 15,6 polegadas, resolução de 1920 x 1080 pixels, além de bons níveis de brilho e contraste. Essa configuração é fundamental para garantir uma boa experiência durante o uso.
A tela é sensível ao toque, o que é fundamental para a proposta 2 em 1. Ela é bastante responsiva e não apresentou nenhum problema de desempenho durante o período de testes. Aliás, a grande novidade da linha Galaxy Book 4 é que todos os notebooks contam com tela touch, o que antes era exclusividade do modelo conversível.
Teclado
O teclado no padrão ABNT 2 é bastante confortável de manusear e é relativamente silencioso, ou seja, certamente vai agradar aos usuários que não gostam de ruídos durante o processo de digitação.
Ele conta com teclado numérico no canto direito, o que pode contribuir para o aumento da produtividade, principalmente, para quem pretende usar no notebook para fins profissionais. Também é importante destacar que ele é retroiluminado, fator que facilita o uso em ambientes com pouca luz.
O botão power conta com um leitor biométrico de leitura bem veloz, mas pode apresentar alguns problemas caso o dedo apresente algum nível de umidade. Também é necessário lembrar de não retirar o dedo rápido demais ou sensor pode apresentar problemas durante a leitura.
O touchpad, por sua vez, fica em uma posição que facilita o manuseio e, assim como o teclado, é bastante responsivo. Confesso que sou um daqueles usuários que ainda preferem um mouse tradicional para interagir com o notebook, mas o manuseio touchpad é bastante fluido e, no geral, cumpre muito bem o seu papel.
Hardware e desempenho
Neste quesito, o Galaxy Book 4 360 dificilmente decepcionará um usuário que busca uma máquina para estudar ou realizar tarefas corriqueiras de trabalho. Disponível em duas versões, com Intel Core i5 e Intel Core i7, o produto entrega o que promete, sem grandes dificuldades.
O notebook ainda conta com 16 GB de memória RAM, que não é expansível, e uma GPU integrada Intel Iris Xe Graphics. Como dissemos anteriormente, para atividades profissionais diárias ou estudos, o componente não decepciona, mas, quando o assunto são jogos eletrônicos, por exemplo, as coisas podem mudar um pouco.
Em jogos leves, como “Counter Strike 2”, por exemplo, o notebook consegue apresentar um desempenho razoável. Porém, ele pode esquentar um pouco mais do que o normal. Mesmo com alguns pequenos problemas de desempenho, é possível jogar games menos exigentes.
Em títulos pesados, a experiência não é tão fluida, com superaquecimento bastante notável logo nos primeiros minutos, algo que se torna bastante incômodo. Mas é importante lembrar que não é a proposta do Galaxy Book 4 360 ser um notebook gamer e, por este motivo, não dá para exigir a mesma performance de uma máquina desenhada exclusivamente para isso.
O notebook conversível da Samsung, embora não seja a máquina ideal para jogos, entrega bem o que promete. Ele dificilmente dará dores de cabeça para seus usuários.
Bateria
Como já era esperado de um produto premium, a bateria não decepcionou. Durante os testes, o Galaxy Book 4 360 foi utilizado durante uma jornada de trabalho de 8 horas de uso contínuo com Bluetooth e Wi-Fi constantemente ligados. Ele precisou de recarga apenas na hora final deste período, o que pode ser considerado satisfatório.
Segundo a Samsung, a bateria de 68Wh pode suportar mais de 20 horas de reprodução contínua de vídeos. Em tarefas mais exigentes, como os jogos, o produto vai descarregar um pouco mais rápido, mas nada que seja muito fora do normal.
Vale a pena?
O Galaxy Book 4 360 não é um produto barato, mas como dissemos anteriormente, ele cumpre muito bem o que promete. Ele é um dispositivo premium com boa bateria, bom desempenho e, principalmente, versátil com sua proposta 2 em 1, que transforma o notebook em tablet.
Além disso, ele é muito leve e fino o que facilita o transporte em bolsas e mochilas. Então, sim, vale a pena comprá-lo. Quem adquirir o notebook levando em conta sua proposta principal dificilmente se decepcionará.
A máquina pode ser adquirida por valores que começam em R$ 6.119 na versão com processador Intel Core i5 e R$ 7.469 na variante com Intel Core i7.
O produto pode ser encontrado nas lojas oficiais da Samsung ou em outros portais de e-commerce, como a Amazon, por exemplo.