_Tecnologia

Galaxy S24: conheça os recursos de IA generativa dos aparelhos da Samsung

Parceria entre Google Cloud e Samsung leva recursos de IA aos aparelhos recém-lançados

A Samsung anunciou nesta semana os novos smartphones da linha Galaxy S24, mas ao invés das atualizações de hardware ou da nova moldura de titânio do modelo “Ultra” chamaram a atenção, o que roubou a cena foram as novas ferramentas alimentadas por IA que chegam ao aparelho.

Os novos recursos são possíveis graças à parceria firmada entre a sul-coreana e o Google Cloud, que possibilita que a Samsung possa utilizar alguns recursos alimentados pelo modelo Gemini lançado no final do ano passado, o mais poderoso da gigante das buscas.

Tradução em tempo real

Um dos novos recursos que mais chamaram a atenção no Galaxy S24 foi a tradução em tempo real de texto ou voz. Durante as demonstrações, a funcionalidade aparentou trabalhar de forma rápida e responsiva, o que é fundamental para a experiência, e pode ser muito útil para melhorar a comunicação de pessoas em países estrangeiros onde não falam a língua oficial.

Em mensagens de texto, por exemplo, um usuário pode escrever em sua língua nativa, que o aparelho realiza automaticamente a tradução para outro idioma em alta velocidade. Com voz, a tradução também funciona de forma instântanea e exige apenas que as pessoas que interagem falem próximo do microfone do dispositivo.

Além disso, todos os aparelhos são capazes de traduzir ligações em tempo real no app nativo de chamadas e funciona independentemente do modelo do aparelho celular do destinatário da chamada.

Assistente de transcrição

A Samsung também revelou o assistente de transcrição, ferramenta capaz de transcrever, resumir ou, se necessário, traduzir gravações. Uma das aplicabilidades da funcionalidade é a transcrição de trechos de videoconferências profissionais, onde, pela quantidade de pessoas e velocidade das interações, nem sempre é possível anotar todas os pontos importantes.

Notas inteligentes

O recurso no aplicativo nativo de notas da Samsung chegou para auxiliar aquelas pessoas que não são muito organizadas em suas anotações. A ferramenta é capaz de otimizar o texto, organizando as informações em tópicos e adicionando subtítulos para facilitar a compreensão de quem escreveu e também de terceiros.

Além disso, o usuário pode ter uma ajudinha da inteligência artificial para selecionar apenas os pontos mais importantes do arquivo caso haja necessidade de envio para colegas de trabalho e também editar a maneira como as informações são exibidas.

Edição de imagens com IA generativa

A edição de imagens também recebeu uma ajudinha da inteligência artificial generativa. Durante o Unpacked, a Samsung deu algumas pequenas demonstrações de como a o tratamento de fotos pode ser melhorado com as novas possibilidades.

É possível aprimorar o resultado das capturas removendo reflexos indesejados ou até o excesso de sombras. Também é possível realizar mudanças um pouco mais radicais, como selecionar um objeto no cenário e removê-lo. Em casos de remoção, o modelo é capaz de gerar um fundo compondo o espaço vazio com IA generativa.

A ferramenta também possibilita que os usuários possam reposicionar objetos na imagem clicando e arrastando. Para imagens modificadas com IA a Samsung oferece uma marca d’água para sinalizar que o conteúdo não é original — o que é fundamental, principalmente, para evitar desinformação.

Sair da versão mobile