Há alguns dias, surgiram rumores de que o próximo grande lançamento da Samsung em smartphones – que estamos chamando de Galaxy S6 – pode vir com Android quase puro para conquistar mais usuários. Agora, há mais (possíveis) detalhes sobre isso.

De acordo com o SamMobile, não só o bloatware do TouchWiz será reduzido, como alguns dos apps da Samsung mais inúteis e/ou de nicho serão totalmente opcionais:

… a empresa está removendo todos os recursos add-on que podem ser baixados como um aplicativo, e reduzindo o peso do software por uma ampla margem… acreditamos que apps como Story Album, S Translator, ou mesmo S Voice serão apps para download opcional, em vez de virem pré-instalados no dispositivo.

Além de fazer esta limpeza, a Samsung também estaria otimizando o código do Android com TouchWiz para que ele rode mais rápido.

Nos últimos anos, a Samsung criou serviços equivalentes aos oferecidos pelo Google para não depender tanto de sua parceira. Infelizmente, isso significa mais apps inúteis no seu smartphone. Em 2013, o Ars Technica fez uma lista deles:

Samsung e Google - servicos

Mas desde então, a Samsung vem desistindo dessa estratégia. Os hubs Música, Vídeo e Livros foram fechados; o ChatON será desativado neste domingo (01/02); e se o palpite do SamMobile estiver certo, apps como o S Translator e S Voice podem ser um download opcional.

Isso seria fantástico, porque iria emparelhar um software mais limpo e mais simples com o hardware cada vez mais fantástico que a Samsung vem colocando na linha high-end. O Galaxy Note 4, por exemplo, foi bastante elogiado em reviews: o design, a tela, o desempenho, a autonomia da bateria – a Samsung acerta às vezes. Seu software já estava indo na direção certa, mas ainda recebeu críticas.

Quanto às especificações, rumores dizem que o Galaxy S6 terá tela de 5,5 polegadas com resolução Quad HD (2560×1440), processador Exynos 7420 com suporte a 64 bits, câmera traseira de 16 ou 20 megapixels, câmera frontal de 5 megapixels, e 32/64/128 GB de armazenamento.

O Galaxy S6 muito provavelmente será apresentado na feira Mobile World Congress, em março. [SamMobile]