Galaxy Z Fold6: tudo que sabemos sobre o próximo lançamento da Samsung
Com o primeiro semestre do ano chegando ao fim, aumentam as expectativas em torno do próximo Galaxy Unpacked. Tradicionalmente realizado no início do segundo semestre, o evento deve ser focado nos dobráveis Galaxy Z Flip6 e Galaxy Z Fold6. Mas também deve ser palco para a apresentação do Galaxy Ring, o primeiro anel inteligente da marca.
Desde o ano passado, alguns vazamentos já ajudam a dar uma ideia do que esperar destes novos produtos, em especial o Galaxy Z Fold6, que deve chegar ao mercado em uma versão um pouco mais fina, se comparada com seus antecessores, e, segundo alguns rumores, em uma nova e misteriosa variante.
Design slim
Algumas renderizações vazadas ainda no primeiro semestre do ano passado reforçaram o rumor de que a sexta geração dos dobráveis da Samsung passaria por uma atualização bastante significativa de design. Os novos aparelhos devem ser os dobráveis mais finos da história da marca.
Isso seria possível graças aos avanços recentes conquistados em componentes como as dobradiças, que já usa uma tecnologia mais avançada na geração atual e ocupa bem menos espaço. Por ser menos espesso, espera-se que o modelo também seja ligeiramente mais leve que os atuais.
Hardware
A grande novidade do hardware deve ser o processador Snapdragon Gen 3, que equipara os smartphones em todas as regiões do planeta. Alguns vazamentos posteriormente dão conta de que a Samsung optou por não utilizar o chipset próprio Exynos 2400 em nenhum dos dobráveis.
Ele deve seguir com os mesmos 12 GB de RAM da geração atual de dobráveis, que juntos com o chip da Qualcomm serão responsáveis por auxiliar na execução dos recursos de inteligência artificial do Galaxy AI, apresentado no Unpacked realizado em janeiro deste ano.
Tela com tecnologia atualizada
Se no Galaxy ZFold5 a evolução mais notável foi na dobradiça, no Galaxy Z Fold6, a expectativa é que a gigante sul-coreana apresenta um tecnologia de tela flexível mais resistente. Recentemente, a empresa registrou a patente do termo “Ironflex”, que se refere, justamente, a este novo display.
Esta nova tecnologia deve estar presente na tela interna do aparelho. Esta será menos suscetível a potenciais danos causados por arranhões ou impactos acidentais. Isso ajudaria — e muito — a melhorar a experiência do usuário.
Além disso, em razão de mudanças no formato das bordas, que, inspiradas no Galaxy S24 Ultra, devem ser um pouco mais quadradas, o dispositivo terá maior aproveitamento da tela externa. Dessa forma, o display deve saltar das atuais 6,1 polegadas para 6,4 polegadas.
Novas variantes?
Um dos principais rumores em torno do Galaxy Z Fold6 é de que ele não deve ser lançado em apenas uma versão. Algumas informações surgidas nos últimos meses dão conta de que a Samsung está preparando uma versão ainda mais “premium” inspirada no Galaxy S24 Ultra.
Com isso, o Galaxy Z Fold6 Ultra, poderia contar com alguns recursos que, até então eram exclusivos do seu irmão da linha “S”, como moldura de titânio, câmera principal de 200 MP. Ou até mesmo um slot dedicado à S Pen, algo inédito na família de dobráveis da sul-coreana.
Além disso, especula-se uma versão de valor mais acessível e com hardware um pouco mais modesto, justamente para possibilitar esta queda no preço. As informações ainda são bastante escassas, mas, felizmente, o lançamento do dispositivo está bem próximo.
Data de lançamento
Por fim, espera-se que o lançamento ocorra no próximo Galaxy Unpacked que será possivelmente realizado no dia 10 de julho. Aliás, algumas informações indicam que a Samsung já iniciou a fabricação dos componentes mirando um lançamento para o início do segundo semestre deste ano.