O malware está (possivelmente) chegando… se você tiver pirateado Game of Thrones
Uma das séries de TV mais pirateadas pode ser também a mais propensa a dar aos baixadores não autorizados um belo de um malware.
Na segunda-feira (1º), a empresa de segurança Kaspersky divulgou um novo relatório sobre o uso de séries de TV populares por golpistas para espalhar malware. O documento mostra a probabilidade dos principais programas pirateados de infectar computadores.
Os resultados da Kaspersky mostram que Game of Thrones é a série mais arriscada de se piratear, seguida por The Walking Dead e Arrow. Outros programas perigosos incluem Suits, Vikings, The Big Bang Theory, Supernatural, Grey’s Anatomy e This Is Us.
Em 2018, os downloads piratas de Game of Thrones supostamente foram responsáveis por 17% dos downloads infectados — 20.934 usuários —, mesmo com a série sequer lançando novos episódios em 2018. O primeiro e o último episódio de cada temporada eram os mais propensos a conter malware. E o primeiro episódio da série, “O Inverno Está Chegando”, é o mais perigoso de todos.
A Kaspersky encontrou 33 tipos de ameaças ligadas aos downloads piratas de Game of Thrones.
Claro, a melhor maneira de evitar infecção é assistindo a uma série por meio de um serviço de streaming autorizado. Entretanto, se você for piratear, a Kaspersky recomenda que você esteja atento na hora de fazer seu download — cheque se o site é legítimo antes de baixar dele; verifique se a URL e a grafia estão corretas para se assegurar de que não é falso; certifique-se de que o arquivo não termina em “.exe”; e confira os comentários sobre o arquivo baixado para ter certeza de que ele é ligado à série.
A Kaspersky aponta que o número de pessoas afetadas por malwares em arquivos de séries de TV no ano passado foi de 126.340 — um terço a menor que o número de pessoas afetadas em 2017. Mas a empresa espera “uma nova onda de atividade maliciosa acompanhando o lançamento da temporada final de Game of Thrones, em abril de 2019″.
[Kaspersky via Torrent Freak]