Games: nova ferramenta promete dar mais vida aos cabelos dos personagens; veja
Um dos maiores desafios da indústria dos games é reproduzir fielmente os cabelos humanos. Mesmo em jogos mais recentes e com ferramentas avançadas de desenvolvimento, os grandes estúdios ainda apresentam personagens com cabelos distantes da realidade. Ainda há muito para melhorar.
Em games lançados em 2022, por mais que a modelagem dos personagens seja fotorrealística, o cabelo ainda causa uma sensação de que algo não está certo, seja pelo balanço ou pela textura um tanto distante do ideal.
No entanto, uma nova ferramenta de desenvolvimento pode promover uma verdadeira revolução na indústria dos games — caso atenda todas as expectativas geradas pelos seus criadores.
A AMD em parceria com Unity China, apresentaram um módulo de renderização em tempo real de código aberto que pode ajudar os desenvolvedores a superarem este desafio. O HairFX é capaz de melhorar a representação do cabelo humano em três aspectos: quantidade, tipo de cabelo e movimento.
O novo recurso busca representar fielmente a quantidade de fios que uma pessoa pode ter e simular de forma fidedigna o tipo de movimentação do cabelo, considerando o tipo e o balanço que ele teria em um cenário real, com interferência de fatores externos como o vento, por exemplo.
O HairFX demorou dois anos para ser desenvolvido e contou com a colaboração de vários profissionais. A ferramenta já está disponível e pode ser baixada via GitHub. A AMD divulgou um vídeo de demonstração da ferramenta em seu canal oficial no YouTube.
Assista no link abaixo: