Depois da confirmação de ausências de empresas fortes do setor — como PlayStation, Xbox e Nintendo –, a edição 2023 da E3 (Electronic Entertainment Expo), que marcaria o retorno presencial do evento após a fase mais grave da pandemia, foi cancelada.
O novo formato da feira já era visto com certa desconfiança, e o cancelamento da edição não foi exatamente uma surpresa. Embora os organizadores tenha bancado a realização da feira até os últimos momentos, o anúncio da saída da Ubisoft, que havia confirmado presença cerca de um mês antes, foi um dos indícios de que um cancelamento era possível.
Mesmo sem a E3, o mundo dos games será agitado com alguns eventos importantes em 2023, como a Gamescom e o Summer Game Fest que já têm data marcada para acontecer. Confira:
Summer Game Fest
Será a primeira vez que o evento terá uma edição presencial, que será transmitida em tempo real para todo o planeta.
No evento, que começa a partir de 8 de junho. os jogadores podem esperar anúncios importantes, lançamentos de trailers e vídeos de gameplay, além de bate-papos exclusivos com desenvolvedores envolvidos na produção de títulos aguardados. As atrações ainda não foram divulgadas.
Gamescom
A Opening Night Live da Gamescom 2023 está agendada para o dia 22 de agosto deste ano. Com o cancelamento da E3, o evento cresce de importância, já que algumas empresas podem aproveitar o nível de alcance e popularidade do evento para anunciar novidades ao público gamer.
A feira é realizada tradicionalmente em Colônia, na Alemanha, e é marcada pela possibilidade de os frequentadores testarem games gratuitamente. Porém, em 2023, existe uma grande expectativa de que novidades sobre o desenvolvimento de novos títulos sejam divulgadas.