Parece lenda, mas aconteceu de verdade: uma garotinha de oito anos de idade achou uma espada de antes da era dos vikings em um lago da Suécia. Saga Vanecek — sim, o nome dela é Saga! — estava nadando no lago Vidöstern, em Småland, quando encontrou o objeto milenar.

De acordo com especialistas do Museu do Condado de Jönköping, o artefato, de 85 centímetros de comprimento, é realmente uma espada viking, datada do século V ou VI — ou seja, antes da era dos vikings.

A pequena Saga conta que encontrou a arma, mas ela escorregou de sua mão. Aí, então, ela percebeu que havia um cabo por onde pegar e a levantou, gritando “Pai, achei uma espada!” Seu pai, Andy Vanecek, pensou que fosse um brinquedo, mas conhecidos da família levantaram a possibilidade de ser realmente uma espada. O sr. Vanecek, então, procurou especialistas, que confirmaram a origem do objeto. Segundo o The New York Times, vai levar cerca de um ano até o item ser restaurado e colocado em exposição.

Saga nasceu nos EUA e é grande fã do Minnesota Vikings — mais um fator de predestinação. A garota também diz que ficou quieta sobre a história e contou apenas para sua melhor amiga. Só depois que os especialistas confirmaram que se tratava mesmo de uma espada viking que ela contou para o resto da turma na escola, que comemorou com uma festa do sorvete — um ótimo jeito de consagrar o mais novo capítulo da mitologia.

[Motherboard, The Local, The New York Times]

Imagem do topo: Museu do Condado de Jönköping