Finalmente reconhecendo ser o barômetro sexual do mundo, o Google tem seu próprio “gaydar”, que diz quais celebridades são gays e quais são héteros. Mas ele é confiável?

Bem, antes de tudo, a função só aparece no Google.com e em inglês (acessível aqui). A função “Best Guess” existe no Google desde maio do ano passado, respondendo diretamente várias perguntas (em inglês), em vez de só apontar para links que as repondam. Quem inventou o telefone? Alexander Graham Bell. Qual é a capital da China? Pequim. Quando o filme O Cavaleiro das Trevas foi lançado? 2008. Mas agora, a função responde até qual a sexualidade das pessoas.

O Best Guess parece só indexar celebridades famosas nos EUA e que já falaram o bastante sobre sua orientação sexual, seja para sair do armário ou para combater rumores de que são gay. Então, por exemplo, se você procurar “Is Elton John gay”, antes de ver artigos sobre o assunto, surge um texto dizendo “Melhor palpite para orientação sexual de Elton John é gay”. O mesmo vale para Jodie Foster, Ricky Martin, Rosie O’Donnell e Neil Patrick Harris – todos são publicamente gays.

O que acontece se você usa esta ferramenta para quem combate boatos de que são gays? Bem, lá diz que Hugh Jackman, Oprah Winfrey, Bradley Cooper e Katy Perry são todos héteros. Bom pra eles! E a Lady Gaga, que diz ser bissexual? O Google nada diz. Mas bissexuais existem para o Google, sim: ele diz isto sobre a Angelina Jolie e Anna Paquin (a Sookie de True Blood).

A função não mostra a sexualidade de todo mundo, mesmo de famosos nos EUA que discutiram sua orientação em público – como o jogador de beisebol Mike Piazza, que fez um evento à imprensa para dizer que é heterossexual. A informação está na web, mas o Google ainda não pegou. Celebridades menos conhecidas, como Carson Kressley ou a cantora country Chely Wright, também não aparecem.

O mesmo vale para quem está no armário. Pergunte sobre John Travolta, Queen Latifah ou Kevin Spacey, e o Google não lhe dá uma resposta direta: apenas faz o de sempre, apontando para uma artigo que pode lhe responder esta dúvida. [Manhunt Daily]