Estas imagens de satélite são uma pequena amostra da destruição em várias áreas da Faixa de Gaza. O UNOSAT (Programa de Aplicações Operacionais por Satélite das Nações Unidas) publicou documentos para avaliar os danos na área, com uma descrição detalhada das estruturas mais afetadas.

>>> Como funciona a “Cúpula de Ferro” de Israel

O antes e depois do UNOSAT mostra imagens de 6 de julho – dias antes de o conflito entre Israel e Hamas se intensificar – e 25 de julho.

Como nota o New York Timesque fez um infográfico sobre Gaza – mais de 1.500 edifícios foram danificados ou destruídos após os ataques de Israel, incluindo hospitais, mesquitas e a única usina elétrica da região. A ONU diz que os danos à infraestrutura de Gaza foram maiores do que nas duas últimas guerras na região, em 2008 e 2012. Mais de 60.000 pessoas perderam seus lares.

gaza antes depois (3)

As tensões entre Israel e o grupo Hamas são, obviamente, um tema complexo. Desde 2007, quando o Hamas assumiu o controle de Gaza, Israel impôs um bloqueio à região, restringindo a circulação de mercadorias e de pessoas. O objetivo é enfraquecer o Hamas, tido por vários países como uma organização terrorista, mas isso impacta a vida de todos os palestinos que lá vivem.

A situação piorou depois que três adolescentes israelenses foram encontrados mortos, com marcas de tiros, no final de junho. No dia seguinte, um adolescente palestino foi encontrado morto em Jerusalém Oriental, após ser queimado vivo. Foi o estopim para voarem foguetes entre Israel e Gaza.

O conflito já tirou a vida de 1.300 palestinos e 56 soldados israelenses. Mais de 7.200 palestinos ficaram feridos.

gaza antes depois (2) gaza antes depois (4) gaza antes depois (5) gaza antes depois (6)