Ciência

“Geleira do Juízo Final” está derretendo e pode elevar o mar em 60cm

Atualmente, a geleira chamada de Glaciar Thwaites, na Antártida, já contribui com 4% do aumento global do nível do mar a cada ano
Imagem: Alexandra Mazur/University of Gothenburg

Um novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences nesta segunda-feira (20) revelou que a oceano está avançando embaixo da “Geleira do Juízo Final”, na Antártida. E, consequentemente, derretendo-a com a água salgada e mais quente, podendo levar a um aumento do nível do mar em mais de 60 centímetros – mais do que o esperado anteriormente.

whatsapp invite banner

Atualmente, a glaciar já contribui com 4% do aumento global do nível do mar a cada ano. Contudo, como funciona como uma barragem natural para o gelo circundante na Antártida Ocidental, os cientistas estimam que seu colapso total pode aumentar o nível do mar em cerca de 3 metros.

A geleira Glaciar Thwaites é a mais larga do mundo, com aproximadamente o tamanho do estado norte-americano da Flórida. Além disso, é a mais vulnerável e instável da Antártida, situada em uma terra de inclinação para baixo, facilitando a corrosão do gelo pela água.

Uma equipe de glaciologistas, liderada por cientistas da Universidade da Califórnia em Irvine, usou dados de radar de satélite de alta resolução do ano passado para criar um raio X da geleira.

“No passado, tínhamos apenas dados esporádicos para analisar isto. Neste novo conjunto de dados, diário e ao longo de vários meses, temos observações sólidas do que está acontecendo”, disse o professor de ciência Eric Rignot, coautor do estudo.

Entenda o movimento da água e o derretimento da geleira

De acordo com Rignot, em entrevista à CNN, a passagem da água por muitos quilômetros por baixo da geleira diariamente “é o suficiente para ‘elevar’ a superfície da geleira em centímetros”.

A zona de aterramento, ponto em que o glaciar se eleva do fundo do mar e se torna uma plataforma de gelo, pode se mover quase 6,4 quilômetros em um ciclo de maré de 12 horas, segundo a pesquisa.

A velocidade da água do mar “aumenta o derretimento dos glaciares porque, assim que o gelo derrete, a água doce é eliminada e substituída por água do mar mais quente”, explicou o professor.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas