Você agora tem motivos para culpar seus pais pelos seus cabelos brancos. Um novo estudo identificou o primeiro gene conhecido por ser responsável pela perda de cor dos seus cabelos.

Surpreendentemente, segundo pesquisadores, esta é a primeira vez que foi encontrado o gene responsável por este processo. Os cientistas já sabiam o sistema que fazia o cabelo ficar branco — tem relação com o envelhecimento, que reduz a produção de melanina, responsável por fornecer cor ao cabelo. No entanto, não havia evidência sobre a razão pela qual isso acontecia.

Agora, um estudo conduzido por uma equipe da Universidade College London analisou os genomas de mais de 6.000 pessoas de uma população muito diversa — incluindo africanos, europeus e americanos.

Por sua vez, eles identificaram 18 genes diferentes que parecem influenciar as características do cabelo. Não é apenas embranquecimento: a equipe identificou os genes que influenciam traços como cor e formato, além de propensão a ter barba, ser careca e de ter monocelha. A pesquisa foi publicada na Nature Communications.

caracteristicas-cabelo

Diagrama mostra associações de gene mostrando os diferentes características do cabelo (Imagem por K. Adhikari).

No entanto, o gene do embranquecimento — conhecido como IRF4 — é certamente o mais interessante, pois é o primeiro a ser descoberto por definir o processo.

Infelizmente, a identificação do gene não significa que nós podemos erradicar os cabelos brancos. A equipe nota que há ainda possíveis fatores genéticos a serem descobertos para ter detalhes do embranquecimento do cabelo, assim como fatores ambientais. Pelo menos, com essa nova descoberta, já há um novo alvo de pesquisa para os cientistas tentarem prevenir os sinais naturais da velhice.

[Nature Communications via BBC e UCL]

Imagem do topo por brittanysoup/Flickr