No início do segundo semestre, a Eve Air Mobility, empresa controlada pela Embraer, revelou que a primeira fábrica de seus eVTOLs (veículos elétricos de pouso de decolagem vertical), conhecidos popularmente como “carros voadores”, será a instalada em Taubaté, município localizado no interior de São Paulo.
A intenção da empresa é ter seus carros circulando já em 2026. Além da Eve, diversas empresas de todo o mundo investem nos eVTOLs que prometem revolucionar a mobilidade urbana. Os investimentos em projetos do segmento estão tão em alta que a empresa controlada pela EMBRAER já tem concorrência até mesmo no Brasil.
A Vertical Connect, empresa de mobilidade baseada no estado do Ceará, está trabalhando no Genesis X1, um carro voador brasileiro 100% elétrico. O projeto foi apresentado durante a Labace 2023, um dos principais eventos de aviação da América Latina.
O veículo é projetado para voos urbanos e é capaz de transportar duas pessoas, um motorista e um passageiro. É importante destacar que, além do desenvolvimento para fins de mobilidade urbana, a empresa planeja produzir algumas unidades para outras finalidades, como o segmento de atendimento de emergência hospitalar, policiamento e delivery nos grandes centros urbanos, além de pulverização no setor agrícola.
De acordo com a empresa, os modelos serão capazes de atingir uma velocidade máxima de 130 km/h e 1.6 Km de altitude. É importante destacar que a fuselagem é construída em fibra de carbono e a propulsão é realizada graças a 16 rotores elétricos.
Além de voar, o eVTOL cearense tem suporte para direção autônoma, tecnologia que já está presente em elétricos produzidos atualmente, como os modelos da Tesla, por exemplo.
Ele também dispõe de um sistema de segurança que conta com um paraquedas balístico, que poderá ser acionado em caso de acidentes. O mecanismo está normalmente presente em aeronaves ultraleves e consiste em um paraquedas disparado através de um foguete balístico lançado para longe do veículo, o que possibilita sua abertura com segurança.
Os primeiros voos de teste Genesis X1 devem acontecer já em 2024 dentro do estado do Ceará. O projeto tem o apoio dos governos cearense e Federal e pode receber sinal verde da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em breve.