_Ciência

George Santos, polêmico deputado conservador dos EUA, vai supervisionar a NASA

Filho de pais brasileiros, George Santos se elegeu nos EUA utilizando mentiras e discursos homofóbicos. Conheça a história

George Santos, o polêmico congressista brasileiro nos EUA, vai supervisionar a NASA

Imagem: U.S. House Office of Photography/Wikimedia Commons/Reprodução

George Santos, deputado americano com pais brasileiros, ganhou destaque nos últimos meses por ser uma figura bastante peculiar. Ele foi o primeiro deputado abertamente gay a se eleger nos Estados Unidos pelo Partido Republicano, mas chegou a tal posto usando um discurso homofóbico e transfóbico. 

Não é apenas a incoerência que define o congressista. Durante sua campanha, Santos espalhou uma série de mentiras para conquistar o público. O político disse, por exemplo, que havia se formado em duas universidades públicas de Nova York, além de ter trabalhado em grandes empresas de Wall Street. 

Uma reportagem do New York Times desmentiu tais afirmações. Santos não possui curso superior e, na época que deveria estar em Wall Street, trabalhava como telemarketing na Dish Network, no Queens.

Agora, George Santos foi designado para o Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara americana – e, desta vez, não é mentira. Ele será responsável pela National Science Foundation, pelo National Institute of Standards and Technology e tem jurisdição até mesmo sobre a NASA.

Santos recusou diversos pedidos de renúncia e está enfrentando uma série de queixas éticas e investigações. O cenário, claro, preocupou cientistas devido aos riscos de ter uma pessoa inexperiente e emblemática a frente de assuntos sérios. 

Scott Kelly, astronauta aposentado da NASA, zombou em seu Twitter: “Incrível ter o ex-astronauta da NASA e caminhante da lua, o deputado George Santos, no Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara. Ao infinito e além!”.

Rick Wilson, consultor político dos Estados Unidos, também ironizou a situação: “Bem, o comitê científico certamente se beneficiará de ter o Dr. George Santos como seu primeiro ganhador do prêmio Nobel de física no painel”.

 

Sair da versão mobile