Fazer GIF é uma arte. Poucos conseguem conciliar a parte chata técnica com a escolha de uma cena em específico. O serviço Giphy soluciona pelo menos um desses problemas — no caso a parte trabalhosa.

A plataforma passou por uma recente repaginada que facilita bastante fazer GIFs a partir de um vídeo. Basta acessar a página e colar o link de um vídeo do YouTube. Na sequência, é só escolher o intervalo que se quer usar para a animação, determinar um tempo máximo (o limite é 10 segundos), colocar uma legenda (se quiser) e clicar em Create a Gif. Quer algo mais fácil que isso?



giftop

Após gerar o arquivo, o Giphy dá diversas opções de compartilhamento — inclusive com links diretos para redes sociais e para download do arquivo.

É tão fácil que o Giphy fez um metaGIF. Um GIF que ensina como fazer um GIF.

A única coisa ruim é que você não tem um controle do tamanho do GIF. Por padrão, pelo menos nos gifs que geramos a partir de vídeos, ele gerou animações 480 x 270. O do cara dançando no chão, por exemplo, tem 4 Mb. Seria legal se fosse possível controlar isso, mas está valendo. Já dá para tirar um barato.

Por enquanto, para ter mais controle sobre o arquivo, só seguindo nosso guia ninja para produção de GIFs.

[The Verge]