_Cinema

“Glass Onion” traz easter egg com Tom Cruise; confira outras referências

Sequência de "Entre Facas e Segredos" tem referências a Tom Cruise em "Magnólia", além de "Garota Exemplar", música dos Beatles e muito mais. Confira todas.

Glass Onion

A sequência de “Entre Facas e Segredos” (2019), “Glass Onion: A Knives Out Mystery” foi um grande sucesso em 2022, trazendo de volta Daniel Craig no papel do detetive Benoit Blanc, envolvido em mais um mistério de assassinato. O longa também conta com estrelas como Edward Norton e Janelle Monáe.

Caso você não tenha reparado, o filme está cheio de easter eggs escondidos (citações e referências), uma especialidade do diretor Rian Johnson. Descubra alguns deles:

Magnólia – Tom Cruise

A primeira referência inesperada está em um flashback do filme, em que Miles (Edward Norton) está vestido como o personagem de Tom Cruise em “Magnólia” (1999): colete de couro preto sobre uma camisa vermelha de veludo com os botões abertos e cabelos longos. A ideia foi do próprio ator, que considera seu personagem pouco original. “Ele e Jenny Eagan, nossa figurinista, criaram o visual e eu não fazia ideia”, contou o diretor ao Insider.

Imagem: New Line Cinema/Netflix

Among Us

O popular jogo online “Among Us”, que estourou durante a pandemia, também foi referenciado em “Glass Onion”. Na cena em questão, Blanc está jogando uma partida em uma chamada de vídeo com algumas celebridades – Angela Lansbury, Natasha Lyonne, Kareem Abdul-Jabbar e Stephen Sondheim – quando o marido o interrompe para conversar com uma cliente.

Beatles

O título “Glass Onion” não se refere só ao bar em que o grupo de amigos se conheceu e à estufa de Miles no meio de sua ilha, mas também à canção dos Beatles, de mesmo nome. A faixa composta por Paul McCartney em 1968 toca nos créditos do filme. Outra referência aos Beatles é quando o personagem Miles toca “Blackbird” na guitarra.

O Arco-Íris da Gravidade

Durante a breve aparição de Serena Williams, em uma videochamada na academia, a tenista está lendo “Gravity’s Rainbow” (1973), de Thomas Pynchon. No primeiro filme, o detetive Blanc diz a Marta (Ana de Armas) que ninguém nunca leu o livro, vencedor do Prêmio Pulitzer.

Gone Girl

Miles leva o crédito pela criação do jogo de mistério de assassinato, mas logo admite que contratou Gillian Flynn, autora do livro “Garota Exemplar” (Gone Girl, no título original). Mas ele não pronuncia corretamente o nome de Gillian, o que rendeu um tweet divertido da autora depois. O jogo também traz pistas sobre o enredo do filme, escondidas no colar de Birdie (Kate Hudson) e no guardanapo de Miles.

Covid

O longa se passa durante o auge da pandemia da Covid-19. Por isso, ao chegar na Grécia, cada personagem está usando uma máscara. Em entrevista ao Variety’s Actors on Actors, Kate Hudson deixou claro que cada uma delas demonstra a personalidade dos personagens: “as máscaras neste filme são um ovo de Páscoa sobre quem são todas essas pessoas”. Duke Cody (Dave Bautista), por exemplo, não usa máscara na cena, enquanto Blanc usa uma máscara reutilizável ecológica.

Participações especiais

Além do elenco de peso, “Glass Onion” traz ainda diversas participações e menções a nomes famosos de Hollywood. Joseph Gordon-Levitt, que dublou uma sitcom no primeiro filme, emprestou sua voz ao relógio da ilha no segundo longa. Noah Segan, que participou de todos os projetos de Rian Johnson, aparece como o inquilino de Miles, Derol. As menções a celebridades incluem Jared Leto, criador da fictícia kombucha de alto teor alcoólico, e Jeremy Renner, o Gavião Arqueiro da Marvel, dono de uma marca de pimenta.

Sair da versão mobile