O Google analisou os dados e concluiu: a maioria dos usuários do Gmail não usa os marcadores (ou "labels") do serviço de webmail. A partir de hoje, os marcadores ganham destaque na página, e agora você pode aplicar um marcador usando o recurso arrastar-e-soltar. Tudo para tornar as labels mais parecidas com pastas — e, por algumas horas, para trazer meu transtorno obssessivo-compulsivo de volta à tona.

Colocando os marcadores do usuário mais acima na barra lateral esquerda, bem abaixo da Caixa de Entrada, Enviados e Rascunhos, o Gmail admite que deixá-los numa caixa isolada, embaixo do chat, fez parecer que os marcadores antes não eram tão importantes.

Para resolver isso, havia uma função no Gmail Labs para deixar os marcadores à direita — que foi removida hoje e fez meu TOC voltar a galope. Mas agora os marcadores estão mais fáceis de acessar: bem melhor para organizar seus e-mails.

Os marcadores que você mais usa aparecem automaticamente abaixo dos links principais (Caixa de Entrada etc.), e o restante pode ser acessado por uma lista, clicando em "Mais XX". Você pode adicionar mais marcadores para ficarem sempre visíveis, clicando na seta para baixo ao lado do marcador e escolhendo "Mostrar marcador". Ou, mais fácil ainda, arraste o marcador para a lista dos mais frequentes (ou tire de lá).

Estes marcadores mais frequentes ainda têm função arrastar-e-soltar: agora você pode selecionar uma ou mais mensagens e arrastar para um marcador — é como arrastar e-mails para uma pasta no Outlook. Arrastar e jogar o marcador nas mensagens também dá certo.

Antes usava a função do Gmail Labs que coloca as labels no lado direito da tela. Para monitores widescreen, é ótimo. Fora que o design do site fica simétrico, e simetria faz bem pra quem tem TOC. Quando vi minha lista de 31 marcadores sair do lado direito da tela e ir para baixo da caixa de chat, desequilibrando o design e minha mente, não soube o que fazer. O Google removeu a função do Gmail Labs, e ainda não via os marcadores na nova posição!

Mas agora estou bem, obrigado: já estou vendo a nova interface, e coloquei o chat do lado direito da tela. Se você ainda não está vendo esta nova interface, calma: o Google vai disponibilizar aos poucos para todo mundo. [Official Gmail Blog]