_Google

O Gmail vai escrever seus emails por você

Emails levam muito tempo. Bom, pelo menos de acordo com o Google. E é por isso que, nesta terça-feira (8), durante o Google I/O, conferência anual da empresa para desenvolvedores, a companhia anunciou um novo recurso para Gmail chamado Smart Compose. Ele permite que uma inteligência artificial preencha automaticamente informações nos emails que você escreve, […]

Emails levam muito tempo. Bom, pelo menos de acordo com o Google. E é por isso que, nesta terça-feira (8), durante o Google I/O, conferência anual da empresa para desenvolvedores, a companhia anunciou um novo recurso para Gmail chamado Smart Compose. Ele permite que uma inteligência artificial preencha automaticamente informações nos emails que você escreve, em um esforço para diminuir o tempo gasto digitando mensagens irrelevantes. Se escrever emails for realmente um dos males da sua existência cotidiana, essa funcionalidade está aqui para aliviar esse estresse.

• Google Assistente vai imitar voz humana para fazer ligações básicas por você
• Aqui vai uma lista de todos os recursos do Android P mostrados no Google I/O 2018

O Smart Compose se baseia no recurso Smart Reply, que o Google adicionou ao app móvel do Gmail no ano passado e que oferecia três respostas apropriadas ao contexto dos emails. O Smart Compose leva isso a um outro nível ao, potencialmente, permitir que se escreva emails e pensamentos inteiros junto com frases assistidas por IA em vez de simplesmente apresentar escolhas únicas para a réplica.

Para usar o Smart Compose, basta pressionar a tecla tab para acrescentar o texto de preenchimento automático à sua mensagem, que aparece automaticamente, conforme você escreve.

O recurso deve ser lançado nas próximas semanas, mas alguns usuários já podem testá-lo agora. Você só precisa clicar em “Testar o novo Gmail”, debaixo do item configurações, caso já não tenha feito. Depois, clique em Configurações e, debaixo de Geral, selecione “acesso experimental”, que vai ativar o Smart Compose (esse recurso não estava atualmente disponível em nosso Gmail, então não tivemos a chance de testá-lo).

Pessoalmente, grande parte da dificuldade que tenho com emails não começa na hora de escrever emails, mas, sim, no debate interno sobre responder ou não a certas mensagens ou até mesmo abri-las. O Smart Compose ajuda com a angústia existencial de responder a um email às 20h53 de uma terça-feira? Ajuda a decidir o quão rápido é rápido demais para se responder a um email no fim de semana? Talvez no próximo Google I/O a inteligência artificial seja capaz de resolver esses problemas.

[Blog do Google]

Imagem do topo: Google

Sair da versão mobile