Gmail segue Twitter e terá selo de verificação para e-mails autenticados
O Gmail agora tem um recurso de verificação de e-mail que mostra um selo azul ao lado do nome do remetente. Esse selo ajuda os usuários a reconhecer os e-mails legítimos e evitar possíveis golpes. O Google explicou esse recurso em um post recente feito no blog da companhia.
O selo de verificação do Gmail é um complemento aos indicadores de marca para identificação de mensagens (BIMI) que o Google já usa.
Esse recurso permite que as empresas verifiquem o logotipo da marca que usam no seu avatar de e-mail, para que os usuários saibam que o logotipo é autêntico. As empresas que já aderiram ao BIMI receberão automaticamente o selo azul.
O Google mostrou uma imagem de como funciona o selo azul quando você passa o mouse sobre ele em um e-mail. Ele mostra que o remetente verificou o domínio e a imagem do perfil que usou para enviar a mensagem. Segundo o Google, a ideia é que essa verificação de e-mail ajude a combater o spam e aumentar a confiança na marca dos remetentes.
O processo de verificação do Twitter tem sido polêmico ultimamente, mas outras plataformas de mídia social como Tinder, Pinterest e YouTube também têm seus próprios selos de verificação. A Meta também começou a testar a venda de selos de verificação para contas do Facebook e Instagram.
Essa atualização está em linha com a mudança recente do Google de substituir o ícone de cadeado na barra de endereço do Chrome por um ícone de sintonizador, que indica o uso de um protocolo HTTPS mais seguro sem induzir os visitantes a pensar que o site é legítimo.