Gmail vai usar IA para escrever e-mails chatos para você

Nova função “Ajude-me a escrever” será uma mão na roda para quem perde tempo escolhendo a forma mais polida de responder mensagens
Imagem: Reprodução/YouTube

O Google anunciou uma nova funcionalidade para o Gmail baseada em inteligência artificial. E ela vai ajudar usuários que precisem redigir um e-mail difícil, chato ou que simplesmente não desejam escrever naquele momento – mas que precisa ser resolvido o quanto antes.

A novidade é a função “Help me Write” (ou “Ajude-me a escrever”). Basicamente, o que ela faz é usar o Bard, a IA do Google, para criar uma espécie de rascunho para os seus e-mails, adiantando informações e frases que podem ser refinadas depois.

O que a IA faz é recuperar informações que constam nos e-mails anteriores para responder uma tarefa de forma precisa. No exemplo dado pelo Google, um usuário recebeu um e-mail de que seu voo foi cancelado. A tarefa dada para a IA, então, é escrever um pedido de estorno do dinheiro.

O Gmail, então, monta um e-mail padrão (com saudação, assinatura e despedida) de forma polida, explicando exatamente a situação. Caso o resultado não satisfaça de imediato, será possível recriar o e-mail, ou ainda refiná-lo, adicionando outras informações.

O botão “refinar”, aliás, poderá ser acionado sempre que o usuário quiser incluir mais detalhes (elaborar mais), encurtar o e-mail ou, se necessário, ajustar seu tom, deixando-o mais formal, por exemplo. Mas a expectativa é que a ferramenta entregue aquele “arroz-com-feijão” bem feito, funcionando bem para e-mails que não precisem ser criativos.

“O resultado se parece bastante com aquilo que você quer enviar”, disse Sundar Pichai, CEO do Google, durante a apresentação.

Para acionar a função, basta apertar um botão com um lápis e os brilhinhos característicos do Bard, que ficam logo ao lado do botão de enviar. Clicando no botão do “Ajude-me a escrever”, uma barra de busca se abre, e o usuário pode inserir o comando desejado.

Pichai se limitou a dizer que a nova função estreia em breve, sem dizer exatamente quando os usuários do Gmail passaram a contar com a escrita simplificada.

A atualização veio a público durante o Google I/O 2023, que começou a ser transmitido às 14h. Fique de olho para conferir outras novidades anunciadas no evento aqui no Giz.

A primeira grande funcionalidade do Gmail alinhada com IA, a de autocompletar, surgiu ainda em 2017. Ela dá sugestões de palavras para adicionar ao corpo do texto conforme você digita, assim como acontece com o auto completar do Google. Isso já está presente também no Google Docs, por exemplo. Outra função já disponível envolve o envio de mensagens “automáticas”, que servem de resposta rápida para e-mails.

 

Guilherme Eler

Guilherme Eler

Editor-assistente do Giz Brasil, são-carlense e vascaíno. Passou pelas redações de Superinteressante, Guia do Estudante e Nexo Jornal.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas