Na tarde de quarta-feira (12), uma onda de ameaças de bomba foi relatada em vários locais nos Estados Unidos. Nas redes sociais, vários departamentos de polícia emitiram alertas notificando os cidadãos de que estavam analisando ameaças de bomba que visavam empresas, escolas, escritórios do governo e até mesmo moradores. Aparentemente, as ameaças estão sendo enviadas por e-mail.
Please be advised – there is an email being circulated containing a bomb threat asking for bitcoin payment. While this email has been sent to numerous locations, searches have been conducted and NO DEVICES have been found. pic.twitter.com/7omOs13Z7Q
— NYPD NEWS (@NYPDnews) 13 décembre 2018
(“Por favor, esteja ciente – há um e-mail circulando que contém uma ameaça de bomba, pedindo pagamento em bitcoin. Embora esse e-mail tenha sido enviado para vários locais, foram realizadas buscas, e NENHUM DISPOSITIVO foi encontrado.”)
A NBC News citou a breve declaração do Gabinete de Contraterrorismo do Departamento de Polícia de Nova York sobre a investigação:
Estamos atualmente monitorando várias ameaças de bomba que foram enviadas eletronicamente para vários locais em toda a cidade. Essas ameaças também estão sendo relatadas para outras localidades em todo o país e não são consideradas confiáveis neste momento.
A NBC News disse que “dezenas” de ameaças foram relatadas, mas a extensão total dessas ameaças ainda não está clara. Várias organizações noticiosas e agências de aplicação da lei relatam e-mails com tom notavelmente semelhante, mencionando um resgate de US$ 20 mil em bitcoins. E alguns usuários do Twitter compartilharam e-mails que receberam exigindo a criptomoeda e alertando que uma explosão incentivaria outros a pagar.
The Bitcoin-spam-scammers have moved on from fake blackmail threats to fake bomb threats. So far no-one’s paid anything to the address, and I suspect it’ll stay that way. pic.twitter.com/N5MOdmu8Jm
— Tom Scott (@tomscott) 13 décembre 2018
(“Os golpistas de spam de bitcoin passaram de ameaças falsas de chantagem para ameaças falsas de bomba. Até agora, ninguém pagou nada para o endereço (de e-mail), e eu suspeito que continuará assim.”)
O Gizmodo compartilhou uma cópia do e-mail que está circulando online com a polícia de Nova York e perguntou se o departamento poderia confirmar que é a mesma ameaça que outros encontraram em sua caixa de entrada. Não recebemos uma resposta imediata.