Como se proteger de golpes de cartão de crédito ou débito no Carnaval
No Carnaval, seu celular não é o único item que está sob risco de ser perdido ou roubado e causar prejuízo. Seu cartão de crédito e/ou de débito também é um alvo para golpistas e aproveitadores.
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para golpes neste período de festas.
Um deles é o golpe da troca de cartão em blocos de Carnaval. O esquema funciona assim: ao comprar com um ambulante mal-intencionado, ele se aproveita de uma distração sua ou dá uma desculpa do tipo “a máquina não tem sinal aqui, vou passar e já volto” para trocar seu cartão por um muito parecido, do mesmo banco, na hora de devolver para você. Pronto, agora ele tem seu cartão e prestou atenção na sua senha, podendo usá-lo e ficar com o dinheiro.
Portanto, fique atento ao pegar seu cartão de volta: verifique se é realmente o seu. Também tome cuidado com máquinas adulteradas, em que a senha fica exposta na tela. Caso você seja vítima desse golpe, entre em contato com o banco ou administradora do cartão e bloqueie-o o mais rápido possível — alguns cartões oferecem essa opção em seus aplicativos, inclusive.
A Febraban também alerta para o golpe da dupla operação. Ele é bem simples: o vendedor mal-intencionado se aproveita da distração do cliente para dizer que houve um problema na transação, que precisará ser repetida em outra maquininha, cobrando duas vezes pelo mesmo produto ou serviço.
Fique atento e verifique seu extrato — se houve uma operação em duplicidade, você pode solicitar que a operação seja cancelada imediatamente.
A Febraban também tem uma série de recomendações de segurança para o uso de cartões que valem para o ano todo:
Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém, nem permita que o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
Nunca guarde a senha junto com o cartão, reduzindo o risco de perda e roubo.
Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima;
Em caso de retenção do cartão no caixa automático, não digite sua senha e aperte as teclas “ANULA” ou “CANCELA”. Ligue imediatamente para o banco ou procure a ajuda de um funcionário que esteja identificado, se estiver usando o caixa eletrônico de uma agência bancária. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. NUNCA utilize telefones de terceiros desconhecidos, especialmente os celulares, para comunicar-se com o banco, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho. Além disso, você poderá não estar falando com representante do banco;
Tome especial cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levá-lo a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha.
Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
Ao sair, só leve cartões e talões de cheques se for utilizá-los. Assim, você evita a perda ou roubo;
Em viagem, se não for usar o cartão, deixe-o guardado no cofre do hotel;
NUNCA utilize seu cartão para fazer compras em sites desconhecidos.
Uma alternativa possível é recorrer a um cartão pré-pago ou uma pulseira de contato pré-paga e carregar com uma quantia não muito grande, para diminuir os possíveis prejuízos. E, claro, sacar e levar apenas uma pequena quantia de dinheiro em espécie para poder deixar os cartões em casa pode soar meio antiquado, mas serve muito bem para evitar esse tipo de problema.