Tecnologia

Golpes que usam IA são nova febre; veja como evitar

Cresce o número de estratégias que usam IA para aplicar diferentes golpes. Veja dicas de como evitar os mais comuns
Imagem: Pexels/Reprodução

Autoridades de todo o mundo têm percebido o recente crescimento de uma modalidade específica de golpes usando IA. Criminosos vem usando a tecnologia para imitar a voz de uma pessoa e conseguir dinheiro e dados dos desavisados.

Funciona assim: os golpistas, usando vídeos e publicações nas redes sociais, pegam o áudios e, a partir disso, utilizam ferramentas de IA para clonar a voz de pessoas. O objetivo é falar com os contatos daquela pessoa e conseguis transferências em dinheiro.

Outro exemplo é uma forma aprimorada de phishing (que, como indica o nome, reúne uma série de golpes com o objetivo de “fisgar” a vítima). Nesta técnica, golpistas usam IA para personalizar e-mails e mensagens de phishing, tornando-os muito mais convincentes.

Alguns golpistas usam IA para criar assistentes virtuais falsos em sites, induzindo as pessoas a fornecer informações sensíveis.

Veja dicas para evitar cair em golpes que usam IA

Veracidade das informações: antes de agir com base em uma chamada telefônica, mensagem ou vídeo, verifique as informações em outras fontes. Por exemplo, chamar de volta, confirmar por e-mail ou checar com outras pessoas que possam garantir a autenticidade.

Proteja seus dados: minimize a quantidade de informações pessoais que você compartilha online. Assim, ao fornecer menos dados, você diminui o material disponível para os criminosos cibernéticos que desejam criar deepfakes ou imitarem sua voz.

Conheça as tecnologias: estar ciente das últimas tendências e táticas de fraude pode ajudá-lo a se proteger melhor.

Verifique a conta bancária: sempre confira os destinatários ao enviar dinheiro para um familiar ou amigo.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas