_Tecnologia

Google aconselha a desativar a rede 2G em celulares para maior segurança

Google afirma que desativar a rede móvel 2G pode reduzir significativamente o risco de ataques baseados em SMS

Mais da metade dos celulares brasileiros não usam Android 13

O Google está recomendando que os usuários desativem a rede 2G em seus smartphones para proteger os dispositivos Android contra fraudes e ataques cibernéticos. A empresa divulgou o conselho em seu blog de segurança.

A rede 2G existe desde a década de 1990. Porém, especialistas já consideram ela obsoleta. Apesar de sua ampla cobertura e confiabilidade em áreas remotas, a tecnologia 2G apresenta várias vulnerabilidades que podem ser exploradas por criminosos cibernéticos.

No Brasil, por exemplo, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estuda atualmente desligar o 2G e também o 3G, dando assim prioridade para as frequências do 4G e 5G. Porém, enquanto essa transição não é feita, a recomendação do Google é deixar de usar a rede, evitando potenciais vulnerabilidades.

Alerta de segurança do Google

Uma dessas vulnerabilidades é a facilidade com que mensagens SMS podem ser interceptadas e manipuladas, o que pode levar a fraudes financeiras e roubo de identidade. Por exemplo, hackers podem interceptar códigos de autenticação de dois fatores (2FA), usados por usuários para proteger contas online.

Assim, o Google sugere que os usuários verifiquem as configurações de rede de seus dispositivos Android e desativem a opção 2G, se disponível (veja como desativar abaixo). O problema é que essa opção existe nas configurações de celulares Pixel, do Google, mas ainda não aparece em todos os modelos de outras fabricantes.

Apesar disso, tem uma boa notícia: o Android 14 inclui proteções contra spam e phishing por SMS, como o recurso de SMS Verificado, que autentica mensagens legítimas, e o Google Play Protect, que verifica e bloqueia aplicativos maliciosos na Play Store.

Porém, a desativação da rede 2G ainda é uma etapa simples, mas eficaz, para aumentar a segurança do usuário.

Para desativar a rede 2G, os usuários devem seguir estes passos:

Além de desativar o 2G, o usuário precisa ficar atento às mensagens recebidas via SMS. Além disso, evite clicar em links de origem duvidosa. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a entidade que supostamente enviou a mensagem.

Sair da versão mobile