O Google está se preparando para enterrar o Android 7 (Nougat). De acordo com o TheSpAndroid, o Google Agenda deve deixar de oferecer suporte à versão antiga do sistema operacional em breve. Com isso, para usar o app de calendário, será necessário ter um celular ou tablet com Android 8 (Oreo) ou mais recente.
Os rastros da mudança constam no próprio aplicativo de calendário, na versão 2023.46.0-581792699-release. Segundo o site, a compilação pede o Android 8 ou mais recente para funcionar.
Além disso, o Google preparou um aviso aos usuários que, por ventura, tentem utilizar o app em versões antigas do Android. Confira:
“Sua versão atual do Android não é mais compatível. Atualize seu sistema operacional para continuar usando o Google Agenda”, diz a notificação.
A expectativa é de que o aviso seja surja ao rodar o software em celulares e tablets com Android 7 ou inferior. Dessa forma, para manter o seu uso, seria necessário atualizar o dispositivo para o Android 8 ou superior.
Apesar da descoberta, ainda não se sabe quando a atualização que corta o suporte da versão estará disponível para todos. Além disso, o Google também não emitiu comunicados sobre o fim do suporte. De qualquer forma, não deve demorar muito para o Google derrubar a compatibilidade.
Google Chrome 120 também tem suporte ao Android 7
O Android Police ainda lembrou que o Google Chrome também deixou o suporte ao Android Nougat de lado. E a história é a mesma: quer manter o uso? Precisa atualizar o sistema operacional.
É o que apontam as notas de atualizações do Chrome Enterprise and Education. A partir da versão 120, o navegador não funciona mais no Android 7 Nougat. Dessa forma, o suporte mínimo vai para o Android 8 (Oreo).
“A última versão do Chrome compatível com Android Nougat é o Chrome 119 e inclui uma mensagem aos usuários afetados informando-os para atualizar seu sistema operacional”, diz a página.
A distribuição da versão estável do Chrome 120 começou em 29 de novembro de 2023.