O Google depende de propagandas para sobreviver, e anunciou um novo tipo de anúncio que permite testar apps sem baixá-los.
Esta é a mesma tecnologia que o Google apresentou há algumas semanas: você toca em “Experimentar agora” e o app roda em uma máquina virtual na nuvem.
O Google registra seus movimentos do dedo, transfere tudo pela internet, e o app reage aos seus comandos na tela. Ou seja, você poderia experimentar um jogo funcional dentro de um anúncio.
Como explica o TechCrunch, o teste pode durar no máximo 60 segundos, e o desenvolvedor pode até mesmo enviar outro APK para usar na propaganda – no caso de um jogo, o usuário pularia direto para uma fase, em vez de passar por um tutorial ou tela de cadastro.
O streaming requer uma conexão Wi-Fi, então você não precisa se preocupar com consumo de dados. Esta tecnologia foi desenvolvida após o Google comprar a startup Agawi; ela trabalhava com anúncios que rodavam uma prévia de jogos no celular.
“Experimente antes de baixar” é uma tática interessante, mas pode ser meio ousado ser interrompido por um anúncio que basicamente diz: “sei que você estava usando um app, mas que tal experimentar este outro?”.
O Google diz que o novo recurso pode ajudar a reduzir o número de apps inutilizados no seu smartphone: se você não gostar, nem precisa instalar. Claro, isso seria bem mais interessante na Play Store, onde ainda não é possível fazer streaming de apps.
A Amazon fazia algo semelhante em sua Appstore: o TestDrive rodava um app na nuvem e enviava seus comandos para lá. Era possível usar essa emulação na web ou no Android. Em abril, a Amazon desativou o recurso, dizendo que poucas pessoas o usavam.
[Google via TechCrunch]