Se ontem eram donos de iPhone que precisavam lidar com um bug que poderia inutilizar o Wi-Fi, hoje é a vez dos usuários Android ficarem atentos a um erro que pode travar seus celulares. O problema em questão atinge alguns aplicativos do Google que costumam vir pré-instalados nos smartphones rodando o sistema operacional. Isso inclui o Google Lens, Podcasts e o próprio app do Google.

O 9to5Google afirma que o bug começou a aparecer para alguns usuários após a atualização 12.23.16.23 no aplicativo do Google. Ao baixar o arquivo, os usuários se deparam com travamentos constantes por vários minutos e sem que os donos façam nada. O Google Assistente também está travando e não é ativado por comandos de voz.

Ao que tudo indica, não se trata de uma invasão ou brecha de segurança, mas sim de um bug que afeta apenas o funcionamento do sistema. O app do Google na versão beta ganhou a atualização 12.23 na quarta-feira passada (16), e até então não tinha apresentado problemas para os usuários inscritos no programa de testes.

Além disso, o bug parece afear smartphones de várias fabricantes, entre elas Motorola, Samsung e os aparelhos da linha Pixel, do Google.

Como resolver o problema

O Google já está ciente do erro que afeta os usuários Android, e passou a responder pessoas que foram atingidas pelo problema. No Twitter, a conta oficial da empresa aconselha os usuários a simplesmente reiniciar seus telefones. Para alguns, só isso já basta.

Se ainda assim o bug persistir, há outras três opções. A primeira é limpar o cachê do app do Google, indo em Configurações > Apps e notificações > Ver todos os apps > Google > Armazenamento > Limpar cache.

Assine a newsletter do Gizmodo

A segunda alternativa é instalar a versão 12.24 beta do app do Google, que foi lançada nesta segunda-feira (21) e não possui o problema de travamento — além de consertar o erro nos demais aplicativos da companhia. Caso você já seja inscrito no programa de testes, é só atualizar o aplicativo na Play Store. Se não, acesse este link para realizar sua inscrição.

Por último, o usuário tem a opção de dar um reset no app do Google e voltar para o padrão de fábrica. Com isso, todos os dados salvos pelo aplicativo serão deletados do smartphone. Além disso, será necessário reconfigurar os apps do Google Assistente e Podcasts. Essa opção está disponível em Configurações > Apps e notificações > Ver todos os apps > Google > Desativar > Desativar app.

[9to5Google, Tecnoblog]