Inicialmente, o Google Assistente foi projetado principalmente como um ajudante à base de voz. Entretanto, depois de chegar aos smartphones, smart displays e tudo mais em que o Google consegue enfiar o seu assistente, ser forçado a usar sua voz para acessar vários recursos do software nem sempre ofereceu a melhor experiência. Portanto, nesta semana, o Google anunciou uma interface renovada para o Google Assistente que deve tornar busca, organização e qualquer outra coisa para a qual você use o assistente muito mais fáceis, tanto com comandos de voz quanto escritos.

A maior mudança que você verá são imagens geralmente maiores e mais proeminentes, além de novas configurações baseadas em toque e controles deslizantes para ajustar itens como dispositivos domésticos inteligentes, com esse último ponto parecendo inspirado pela interface de usuário encontrada nos smart displays do Google.

A empresa também criou uma nova interface de mensagens que deve facilitar o envio de texto e a edição de respostas, além de adicionar um novo atalho para visualizar a visão geral do seu dia no aplicativo do Assistente em aparelhos Android. Agora, basta deslizar da tela do Assistente para ver sugestões e alertas com base em sua programação e local.

E para resolver algumas das coisas que o Google disse que levaria ao Assistente no Google I/O de maio deste ano, a empresa desenvolveu um novo kit de ferramentas para marcas e empresas que queiram fornecer informações mais ricas, como melhores fotos e gifs em coisas como menus e receitas.

Embora isso possa não ser um grande conforto para aqueles que ainda lamentam a perda do Google Now, com a profundidade com que o Google Assistente está sendo integrado aos smartphones Android e a vários dispositivos domésticos inteligentes, o aprimoramento dos controles de toque é muito necessário. E, com o grande evento de lançamento do Google a menos de uma semana, certamente teremos um bom motivo para testar a interface aprimorada do Assistente em breve.