Cada vez mais, o Google está integrando a voz nas buscas. Primeiro, surgiu o ícone de microfone no campo de busca; depois, você podia instalar uma extensão no Chrome e usar o comando “OK Google”. O próximo passo? Eliminar a necessidade de uma extensão: é só falar.

ATUALIZAÇÃO (21/05): agora, em qualquer versão do Google Chrome, basta abrir a página e dizer o comando “OK Google”, sem instalar nada. Isto funciona no Windows, Mac e Linux, porém estará limitado ao idioma inglês.

Por enquanto, você precisa acessar google.com/ncr para testar. Clique no ícone do microfone e depois em “Enable Ok Google”. Vale lembrar que o recurso será distribuído aos usuários “nos próximos dias”.

ok google busca 2

E a melhor novidade: o Google promete que “o suporte a outros idiomas e ao Chrome OS virá em breve”. Torcemos que o português esteja na lista. Mas o que a busca por voz tem de diferente?

Primeiro, o Chrome entende o contexto das suas perguntas. Por exemplo, se você perguntar “Quem é a presidente do Brasil?” e “Quantos anos ela tem?”, o Google vai entender quem é “ela”, e dizer: Dilma Rousseff tem 66 anos. Isso funciona apenas com voz; ele não vai entender o contexto se você digitar as perguntas.

Além disso, você pode usar o Google como temporizador (“set a timer for 5 minutes”) e até para gravar um lembrete no Google Now (“remind me to buy milk tomorrow”).

O recurso é mais limitado que no Moto X, que está sempre alerta para sua voz, mas indica que o Google está trabalhando duro para integrar essa função à busca. Só espero que seja possível, no futuro, fazer esses truques adicionais usando a digitação: ainda não é tão legal bater papo sozinho com meu laptop. [Google Chrome Blog]