_Google

As dicas de segurança do Google que você deveria enviar para seus amigos leigos

O Google lançou hoje a Central de Segurança, um guia amplo em português com dicas para evitar golpes, melhorar senhas e usar ferramentas do Google para se proteger melhor na internet. São três áreas: dicas para todos, dicas para a família e ferramentas de segurança. Entre as dicas para todos, três se destacam – e você […]

O Google lançou hoje a Central de Segurança, um guia amplo em português com dicas para evitar golpes, melhorar senhas e usar ferramentas do Google para se proteger melhor na internet. São três áreas: dicas para todos, dicas para a família e ferramentas de segurança.

Entre as dicas para todos, três se destacam – e você deveria enviá-las para seus amigos mais leigos. A primeira explica a se proteger contra fraudes e roubo de identidade: por exemplo, se você chegou a um site através de um link em um e-mail ou bate-papo, tome cuidado – é melhor você digitar o link no navegador para ter certeza. Além disso, seja cuidadoso ao fornecer senhas ou informações pessoais e financeiras.

A segunda página dá dicas para evitar golpes: pesquise a respeito de lojas online antes de fazer compras, e tome cuidado com quem oferece prêmios ou dinheiro fácil na internet. E a terceira página se chama “Proteja suas senhas“: por exemplo, use senhas diferentes para serviços importantes como e-mail e banco online; use números, letras e símbolos; e guarde-as em um local secreto.

Entre as dicas para famílias, a mais importante explica o combate ao bullying na internet. A explicação é feita pela SaferNet Brasil, que, junto à Childhood Brasil, ajuda o Google na conscientização dos usuários.

E temos as ferramentas de segurança, que podem ser úteis para você também: elas explicam como ativar o Modo de Segurança no YouTube, uma espécie de controle parental; como tornar sua conta do Google mais segura; como ser alertado caso seu nome apareça na web; entre outros.

A Central de Segurança foi lançada inicialmente nos EUA em 2010, focada na segurança de crianças ao navegarem pela internet. Ela se expandiu e chegou ao Brasil como o site É Bom Saber, lançado em 2012. Agora, com a seção Ferramentas de Segurança, o site é reinaugurado hoje. Visite aqui: [Central de Segurança Google]

Sair da versão mobile