_Google

Google Chrome irá alertar golpes de phishing em tempo real

A versão do Google Chrome lançada nesta semana adicionou uma série de funções para navegar com mais segurança, duas delas envolvendo mais proteção contra golpes de phishing. A companhia mantém uma lista de sites maliciosos como parte do serviço chamado Safe Browsing (Navegação Segura, em tradução livre), que é usado por navegadores como o Chrome […]

Logotipo do Google Chrome

AP

A versão do Google Chrome lançada nesta semana adicionou uma série de funções para navegar com mais segurança, duas delas envolvendo mais proteção contra golpes de phishing.

A companhia mantém uma lista de sites maliciosos como parte do serviço chamado Safe Browsing (Navegação Segura, em tradução livre), que é usado por navegadores como o Chrome e Firefox. No recém-lançado Chrome 79, os usuários poderão ver alertas em tempo real de phishing para sites inseguros.

“Quando você visita um site, o Chrome compara o endereço com uma lista armazenada no seu computador com milhares de outros sites populares que são conhecidos por serem seguros”, escreveram Patrick Nepper, Kiran C. Nair, Vasilii Sukhanov e Varun Khaneja, da equipe de segurança do Chrome, em uma publicação no blog oficial da empresa.

“Se o site não estiver nessa lista de segurança, o Chrome verifica a URL com o Google (depois de eliminar qualquer nome de usuário ou senha que possam estar incorporadas na URL) para descobrir se você está visitando um site perigoso. Nossa análise mostrou que alertar os usuários resulta na diminuição de 30% nos acessos a novos sites maliciosos.”

A empresa também expandiu a tecnologia de previsão de phishing que já existia. As senhas da Conta do Google e as senhas armazenadas no gerenciador do Chrome serão monitoradas para identificar a utilização em sites potencialmente inseguros. Se o Chrome determinar que o site não é seguro, irá mostrar um aviso e solicitar que o usuário mude a sua senha.

As proteções de phishing adicionadas ao Chrome serão somadas a outras iniciativas de segurança. No começo de outubro, a companhia adicionou a ferramenta Verificação de Senha de forma nativa no navegador – antes, essa opção existia como uma extensão à parte.

A Verificação de Senha permite que os usuários escaneiem senhas salvas para ver se elas foram comprometidas em algum vazamento de dados ou invasão. A ferramenta irá sinalizar senhas roubadas enquanto você navega.

A proteção para phishing em tempo real estará disponível para os usuários que ativarem a opção. Para isso, basta acessar as Configurações > Serviços do Google e de sincronização e ativar a opção Melhorar as pesquisas e a navegação.

Sair da versão mobile