O Google já tem o costume de atualizar o Chrome com uma certa frequência — geralmente cada seis semanas, para ser mais preciso. Mas a empresa promete encurtar ainda mais esse intervalo na distribuição de updates de correção, estabilidade e melhorias de velocidade. De quase um mês e meio, as atualizações agora serão lançadas a cada quatro semanas.

É a primeira vez em 10 anos que o Google muda a forma como distribui atualizações de correção e segurança para o Chrome. A nova medida começa a valer na versão 94 do navegador, que tem previsão de lançamento para o terceiro trimestre deste ano. E tem mais: a cada duas semanas a companhia também vai disponibilizar updates menores, com foco principalmente em aumentar a segurança do browser.

“À medida que melhoramos nossos processos de teste e lançamento para o Chrome, além de implantarmos atualizações de segurança quinzenais para melhorar nossa lacuna de [novos] updates, ficou claro que poderíamos encurtar nossos ciclo de atualização e entregar novos recursos mais rapidamente”, afirmou Alex Mineer, gerente técnico do programa de operações do Chrome, em uma postagem no blog da ferramenta.

Assine a newsletter do Gizmodo

Empresas e profissionais que incorporam o Chromium ganharão ainda uma nova opção chamada Extended Stable. Essa opção vai permitir que os administradores corporativos gerenciem a forma como as atualizações são distribuídas, podendo escolher receber novos updates a cada oito semanas. Nessa modalidade, updates específicos focados em segurança serão lançados a cada 14 dias, porém eles não receberão novos recursos ou todas as correções obtidas com as novidades previstas para as quatro semanas originalmente definidas pelo Google.

O Google ainda promete opções de customização da versão estável do navegador para o Chrome OS, mas novos detalhes de como isso vai funcionar serão revelados ainda este ano.

A previsão é que o Chrome 94 seja lançado no dia 21 de setembro.

[Google, XDA-Developers]