A Skybox Imaging anunciou que está sendo comprada pelo Google por US$ 500 milhões em dinheiro. Conhecida por suas imagens e vídeos de satélite em alta resolução , a frota de satélites da Skybox poderia tornar o Google Earth muito mais nítido – e ajudar no objetivo do Google de acesso mundial à internet via satélite.

A startup de cinco anos de idade planeja uma frota de 24 satélites, cada um com cerca de 90kg. Os primeiros satélites lançados pela empresa estão mandando imagens impressionantes de alta resolução para a Terra, como um timelapse do Burj Khalifa ou aviões pousando no aeroporto de Beijing.

O acordo ainda precisa ser aprovado pela FCC, espécie de Anatel dos EUA, e pela National Oceanic and Atmospheric Administration. Mas a Skybox parece ter ambições maiores do que simplesmente criar satélites que enviem imagense vídeos excelentes. Em janeiro, seu co-fundador explicou ao The Atlantic que o futuro está na análise de imagens de satélites. Eles querem criar um banco de dados gigante de imagens de satélites a partir do qual empresas podem desenvolver programas e aplicações para monitorar e analisar o mundo inteiro.

“A Skybox e o Google compartilham mais do que um código postal”, explicou a Skybox em seu comunicado que anunciou o acordo. “Acreditamos em fazer informação (especialmente informação precisa geoespacial) acessível e útil. E para fazer isso, estamos dispostos a enfrentar os problemas de frente – seja desenvolvendo carros autônomos ou projetando nossos próprios satélites do zero.” Cedo demais para piadas sobre a Skynet? [Skybox]