O Google censurou uma imagem de um Porsche 964 customizado pela Strosek por considerá-la um conteúdo de “nudez explícita”.
A suspensão da veiculação da imagem do carro, batizado como Strosek Mega 30, pelo site CarScoops pode ter acontecido em razão da cor do acabamento do estofamento do automóvel, confundida com a pele humana.
O Google bloqueou as imagens do Porsche na página de resultados, reduzindo o alcance da postagem. O site só conseguiu veicular as imagens com sucesso na segunda tentativa, que por um motivo desconhecido, não foram barradas novamente pelo Google.
Não é a primeira vez que um algoritmo que detecta nudez se confunde. Em 2020 o Facebook considerou uma imagem de cebolas em um cesto como “sexualmente explícitas”.
As imagens foram publicadas por uma empresa que comercializa sementes, a Gaze Seed, e faziam parte de um anúncio de sementes de cebola.
“Nós acabamos de ser notificados pelo Facebook que a foto usada para a nossa semente de cebola Walla Walla é “sexualmente sexual” e não pode ser anunciada para ser vendida em sua plataforma”
Sobre o caso, o Facebook afirmou na ocasião que utiliza algoritmos para evitar que conteúdos de nudez sejam veiculados na plataforma, mas às vezes eles não conseguem diferenciar cebolas de seios.