Google cria carimbo “frequentemente citado” para notícias confiáveis
O Google passou a adicionar na última quinta-feira, 31, uma classificação de “citado frequentemente” a certos resultados de busca em inglês. A ideia é que esse “carimbo” sirva para direcionar os usuários a fontes confiáveis sobre o assunto pesquisado. A indicação vai ser mostrada no carrossel “Principais notícias”, no topo da página de resultado.
O foco do tal carimbo será material jornalístico — notícias, reportagens, artigos — sobre algum tema muito pesquisado. Segundo o Google, isso vai ajudar a mostrar aos usuários de sua plataforma os conteúdos mais relevantes e produzidos por fontes confiáveis sobre os assuntos pesquisados.
“Esta etiqueta aparecerá em Principais Notícias. Você poderá encontrá-lo em um artigo investigativo, uma entrevista, um anúncio, um comunicado de imprensa ou uma notícia local, desde que outros editores indiquem sua relevância criando um link para ele. Estamos particularmente interessados no potencial de elevar a reportagem original, tornando ainda mais fácil para as pessoas descobrirem e se envolverem com os editores e jornalistas cujo trabalho agrega valor único a uma história”, afirma o Google em um post no seu blog.
O rótulo será testado inicialmente nas versões em inglês do site e nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de quando o recurso estará disponível para usuários falantes de português.
O Google também anunciou novidades no recurso que alerta usuários sobre assuntos que estão recebendo atualizações frequentes. O anúncio ocorre após o Google revelar que estava trabalhando para tornar suas ferramentas de inteligência artificial de pesquisa mais seguras e lidar melhor com pesquisas de temas sensíveis — como suicídio, abuso sexual, abuso de drogas e violência doméstica.
As ferramentas de inteligência artificial da empresa também estão sendo aprimoradas para remover conteúdo explícito dos resultados de pesquisa, para garantir uma navegação mais segura e uma experiência cada vez melhor para os usuários.