Google cria IA para monitorar prateleiras de supermercado; veja

IA do Google entende se há espaços vazios e se produtos precisam ser reabastecidos nas prateleiras, diminuindo a necessidade de um fiscalizador humano
Google cria IA para monitorar prateleiras de supermercado; veja
Imagem: Google Cloud/Reprodução

Prateleiras que avisam quando estão vazias e qual produto precisam receber. Essa é a novidade apresentada pelo Google no Big Show do Varejo, evento anual que reúne as últimas inovações para o setor nos EUA. 

A tecnologia inclui uma câmera e IA (inteligência artificial) que extrai informações de um banco de dados do Google. Juntos, os recursos identificam produtos e espaços vazios nas estandes em tempo real. Quando isso acontece, o mecanismo alerta os comerciantes sobre a necessidade de reabastecimento. 

Segundo o Google, o sistema tem uma implementação simples, e não demanda a instalação de várias câmeras nos estabelecimentos para monitorar as gôndolas. 

Pelo contrário: os varejistas podem usar entradas visuais de câmeras instaladas no teto, como as de monitoramento, de um smartphone ou ainda um robô que circule pela loja.

Isso porque a IA que verifica as prateleiras usa dois modelos de aprendizado de máquina. Enquanto um reconhece os produtos, o outro identifica as etiquetas. É este segundo que vai verificar quais são os produtos que faltam nos espaços vazios. 

Essa análise, segundo o Google, acontece de “diferentes ângulos e pontos de vista” das prateleiras. Logo, o sistema é capaz de perceber se um alimento caiu no chão e até se algum produto está em um local diferente do que deveria estar. 

Impacto maior no varejo 

Para estabelecimentos pequenos a tecnologia pode não ser muito útil, mas isso muda quando se trata de grandes redes de varejo. Uma análise de fevereiro de 2022 da empresa norte-americana NielsenIQ mostrou que prateleiras vazias custaram US$ 82 bilhões em prejuízos aos varejistas em 2021. 

Por isso, a prateleira inteligente pode ter impacto direto nos negócios. “O varejo está, de várias maneiras, em um ponto de inflexão com o uso da IA”, disse a diretora-gerente de soluções para o setor de varejo do Google, Amy Eschliman, ao site Retail Brew

Segundo ela, o uso da IA é uma oportunidade para que grandes varejistas remanejem funcionários para áreas de maior importância, enquanto um robô faz o trabalho repetitivo de monitorar as prateleiras. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas