Todos nós sabemos o frio na barriga de começar um projeto muito perto do prazo. Mas e se sua tarefa fosse criar o logotipo do Gmail e o prazo fosse amanhã?

Kevin Fox, ex-designer do Google, compartilhou sua história da gênese apressada do famoso logotipo no Quora:

Dennis Hwang criou o logotipo do Gmail. Na época, o Dennis criou praticamente todos os Google Doodles e ele trabalhou bastante no novo logotipo também.

O logotipo foi criado literalmente na noite antes do produto ser lançado. Nós ficamos acordados até tarde e Sergey [Brin, CEO do Google] e eu fomos até o cubículo dele vê-lo fazer o logotipo.

A versão inicial usava a mesma fonte do logotipo do Google (Catull), mas a Catull tem um “a” muito estranho, então o Dennis decidiu usar a Catull para o “G”, para ligar a marca ao Google, e colocar as outras letras em uma sans-serif mais limpa (Myriad Pro, se eu me lembro bem).

Eis a parte relevante disto: “O logotipo foi criado literalmente na noite antes do produto ser lançado”.

Muito bem, Sr. Hwang! O “m” em formato de envelope do Gmail é maravilhoso, amigável e simples – tudo o que um logotipo deveria ser. É impressionante como eles conseguiram criar um logotipo na noite anterior, dada a importância do produto – mas ele ficou tão bom que é usado até hoje. [Quora via The Atlantic]