Tecnologia

Google deletará contas inativas a partir da próxima sexta (1°); saiba mais

Google anunciou medida em maio. Veja como evitar que sua conta do Gmail seja deletada
Imagem: Tim Reckmann/Reprodução

A partir da próxima sexta-feira (1º), o Google planeja desativar todas as contas inativas do Gmail que não forem acessadas pelos usuários há mais de dois anos. A empresa anunciou a medida em maio deste ano, quando a big tech atualizou pela última vez suas políticas de contas inativas.

De acordo com as diretrizes anteriores, de 2020, a plataforma tinha permissão para deletar dados de contas que não foram acessadas em um período de 24 meses. Contudo, com a atualização mais recente, a empresa pode excluir as contas por completo.

Contudo, a empresa não pretende excluir totalmente as contas inativas neste primeiro momento. O Google adotará uma abordagem mais gradativa, começando com aqueles perfis que foram criados, mas nunca acessados ou utilizados.

O Google explica que excluirá as contas porque elas são mais suscetíveis a ação de hackers. Essas contas inativas estão em risco porque possuem senhas antigas que podem ter sido comprometidas em vazamentos de dados. Além disso, em sua grande maioria, essas contas não contam com autenticação de dois fatores.

“Nossa análise interna mostra que contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que contas ativas de terem a verificação em duas etapas configurada. Ou seja, essas contas costumam ser vulneráveis ​​e, quando uma conta é comprometida, ela pode ser usada para qualquer coisa, desde roubo de identidade até vetor de conteúdo indesejado ou até malicioso, como spam”

Ruth Kricheli, vice-presidente de gerenciamento de produto do Google

Para evitar que sua conta seja deletada pela gigante da tecnologia, basta logar-se e ler ou enviar e-mails. Também vale acessar o Google Drive, assistir conteúdos no YouTube, compartilhar uma imagen, baixar aplicativos ou usar a ferramenta de pesquisa da empresa.

A empresa também afirmou que enviará uma série de notificações para a conta elegível para exclusão e também para o endereço de e-mail de recuperação cadastrado. Após deletadas, não será possível acessar as contas ou seus arquivos novamente.

Por outro lado, o Google esclareceu que as novas regras não afetam contas de organizações, como empresas, escolas e outras entidades.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas