Com o Ice Cream Sandwich, acabou o botão Menu do Android nos smartphones: as opções do app precisam ficar expostas na “barra de ações”, em vez de ficarem escondidas. Isso deixa o Android mais fácil de usar, só que muitos apps ainda não têm essa barra. Para eles, o ICS exibe um botão Menu, mas o Google quer que isso acabe: “este botão não fornece uma experiência de uso ideal”, e pode ser removido com alguns ajustes.

Veja a imagem abaixo: reparou nos três pontinhos ao lado do botão multitarefa, nos apps Pandora e Google Currents? É o botão Menu do Ice Cream Sandwich. Veja como ele simplesmente não faz parte da interface, quebrando toda a simetria da parte inferior. Pior: se um app não usa o botão Menu mas não foi adaptado pro ICS, os três pontinhos aparecem mesmo assim… e não fazem nada. Claramente o botão Menu precisa morrer.

Ei, mas ele não precisa morrer pra todo mundo! No blog Android Developers, o Google ensina como adaptar o código dos apps para exibirem a barra de ações no Honeycomb e ICS – como na imagem abaixo – e o menu de sempre em versões anteriores do Android. O botão Menu foi removido já no Honeycomb, mas agora que a mesma diretriz chegou aos smartphones, é preciso acabar com este botão de vez.

Adeus ao botão Menu, e olá a um Android mais fácil de usar. [Android Developers via The Verge; imagem acima por PhoneDog]