Quando você tenta abrir um documento, planilha ou apresentação do Office da Microsoft no Google Drive, o serviço de armazenamento na nuvem mostra primeiro uma versão de visualização do arquivo, que não pode ser editada. Para poder alterar, você precisa clicar em um botão. Em breve, esse passo extra chegará ao fim: o Google Drive vai abrir os arquivos do Office direto no modo de edição.

A novidade foi anunciada no blog do Workspace, novo nome do Google para a antiga G Suite. O Drive ganhou um modo de compatibilidade com o Office no ano passado — antes, era necessário converter o documento para o padrão do Google para poder editá-lo.

Agora, o documento vai abrir direto no editor por padrão e não mais como uma opção extra. Segundo o post, a compatibilidade vale para todos os formatos de arquivos do Office, incluindo docx, .doc, .ppt, .pptx, .xls, .xlsx e .xlsm.

A mudança ajuda todo mundo que usa o Google Drive, obviamente, mas deve ser especialmente útil para quem tem um Chromebook, que depende bastante dos aplicativos web do Google para realizar tarefas.

A novidade chega para as empresas que estão no canal Rapid Release de atualizações nas próximas duas semanas. Já para as outras companhias e para usuários de contas pessoais, o recurso começará a ser distribuído em 30 de novembro, levando também duas semanas para chegar para todo mundo.

[Google Workspace Updates via PCWorld]