Google Drive fará backup automático de fotos e vídeos sem exigir conta no Google+

Se o Google tem um serviço de armazenamento na nuvem, o Drive, por que usar a rede social Google+ para guardar fotos? Isso começou a mudar.

Já tem um tempo que o Google oferece a rede social Google+ (mais recentemente, através do app Fotos) para fazer backup automático das fotos de smartphones. Isso era meio estranho e deixava um monte de gente se perguntando: se o Google tem um serviço de armazenamento na nuvem, o Drive, por que usar a rede social?

whatsapp invite banner

Isso começou a mudar: agora você pode ver e organizar no Google Drive as fotos que estão no seu Google+ — e em breve, poderá fazer backup das fotos usando os apps do Drive.

Segundo um post no blog oficial do Google Drive, os apps para Android, iOS e web ganharam hoje uma seção chamada Google Fotos — lá estão suas fotos e vídeos salvas na nuvem usando o backup automático do Google+ Fotos. O texto também diz que o Google+ Fotos vai continuar ajudando você a “armazenar, editar e compartilhar suas fotos”.

A versão para iOS do Google Drive já diz, na descrição na App Store, que o backup automático vai estar disponível gradualmente nas próximas semanas. No Android, porém, nada de backup automático por enquanto: como o Android Police observa, a mudança parece ser apenas no lado dos servidores e um recurso como este precisaria de uma nova versão dos apps. É provável que isto aconteça em breve: no começo do mês, o mesmo Android Police notou que já há trechos de códigos que sugerem que o backup automático está a caminho.

Google Fotos na web
BREVE

A migração era esperada, de certa forma. Desde que Vic Gundotra deixou o Google, em abril do ano passado, a perda de espaço do Google+ — principal projeto dele na empresa — é notada. Em setembro passado, a inscrição na rede social passou a ser opcional, depois de anos atrelando novas contas no Google a perfis no Google+.

Mais recentemente, o vice-presidente de produto do Google, Bradley Horowitz, falou em dividir o Google+ em dois: os serviços de edição e armazenamento de imagens ficariam no Fotos, e os recursos sociais ficariam com um novo “setor”, o Streams.

Por enquanto, o que temos é isto: o backup automático de fotos vai para o Google Drive, as ferramentas de compartilhamento e edição continuam no Google+ Photos. Mas um aviso: se você deletar uma imagem no Drive, ela também sumirá do Google+. Caso você tenha alguma dúvida, consulte este artigo da ajuda. [Google Drive Blog via Android Police]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas