O Google Drive e o Google Docs estão inativos…pelo menos para algumas pessoas. De acordo com o Downdetector, o popular serviço de nuvem e pacote de software parecia ter morrido às 12:57 (ET) desta segunda-feira.
No entanto, para algumas pessoas, ele voltou com relativa rapidez. Às 13h25, alguns usuários do Google relataram ter acesso novamente. Incluindo esta blogueira, que estava animada para cancelar essa publicação para que pudesse ir tomar um café gelado.
“Ainda não está funcionando para mim”, disse Rhett Jones, editor de notícias do Gizmodo, quando esta intrépida repórter perguntou se alguém ainda estava tendo problemas. Um coro de outras pessoas concordou. Eu, e pelo menos um outro repórter, continuamos a ter acesso a várias contas do Google, enquanto todo mundo no escritório, assim como os milhares de relatos do Downdetector, não. O Google atualmente lista Drive, Docs, Planilhas e Apresentações como serviços que estão experimentando problemas em seu dashboard.
Quer saber: não é de todo mal que um bando de nerds vai aproveitar este tempo livre forçado pelo Google para dar um passeio ou, simplesmente, terminar o trabalho de hoje amanhã.
Naturalmente, contatamos o Google para entender melhor como ocorreu o problema e por que está afetando apenas algumas contas. Atualizaremos quando o pessoal sem acesso ao Drive recuperar seus preciosos serviços.
Atualização (17h38): Em seu dashboard, o Google informa que os problemas já foram resolvidos e que estão trabalhando constantemente para melhorar o sistema, mas não forneceu detalhes sobre o que causou as instabilidades.